MENU

Espiritualidade: Você realmente sabe o que é ser espiritual?

Identidade & Transformação.

fonte: Guiame, Cris Beloni

Atualizado: Segunda-feira, 29 Abril de 2024 as 2:35

(Foto: Unsplash/Ismael Paramo)
(Foto: Unsplash/Ismael Paramo)

“Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? Nós, porém, temos a mente de Cristo. (1 Coríntios 2.4-16)

É comum ouvir as pessoas dizendo “eu não sou muito espiritual” quando elas não entendem o verdadeiro significado bíblico dessa palavra. Ser espiritual é uma prática ou uma identidade?

Será que a pessoa espiritual é aquela que mais jejua, ora, intercede e cumpre com todos os deveres da vida cristã? Será que ser espiritual é falar línguas estranhas, ter visões ou sonhos proféticos?

Ou quem sabe ser espiritual é conhecer a lei de Deus e defendê-la com unhas e dentes? Certamente não, porque antes de ser conhecido como Paulo de Tarso, Saulo que era considerado um exemplo de fariseu, perseguia e ordenava a morte de cristãos, pois não conhecia Jesus.

Ou seja, não adianta conhecer profundamente as leis de Deus, sem antes experimentar o seu amor. Então, o que realmente é ser espiritual? Veja o que Paulo diz em sua carta aos coríntios:

“Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais”. (1 Coríntios 2.12,13)

De acordo com o pastor Augustus Nicodemus, “pessoas espirituais são maduras na fé”, ou seja, aquelas que entendem o que a Palavra quer dizer e as pratica. Ser um “cristão espiritual” era algo muito importante para os coríntios, mas Paulo teve dificuldade com eles.

“Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?”. (1 Coríntios 3.1-3)

Ser uma pessoa carnal, como o pastor explica, é ser um cristão infantil na fé, ou seja, não ter ainda a compreensão de quem é Cristo. Ser carnal é ser imaturo. No texto em questão, ser carnal não tem a ver com moralidade. Os carnais da Igreja em Corinto estavam raciocinando como as pessoas do mundo e formando grupos em torno de celebridades.

Lembrando que a santificação e a maturidade levam tempo, até que o novo convertido tenha uma mentalidade cristã. No caso dos coríntios, eles pensavam que eram espirituais porque falavam línguas estranhas durante os cultos, profetizavam, tinham visões e revelações e até faziam sinais e prodígios.

Ser espiritual, porém, é “ver as coisas da perspectiva de Cristo e ter uma compreensão do que é a cruz e suas implicações”. Como naquela época, em nosso tempo, também falta a mentalidade de Cristo no meio da Igreja.

‘Dom não é evidência de espiritualidade’

Muitos são crentes verdadeiros, mas não mudam a forma de pensar em determinadas áreas de suas vidas, demonstrando imaturidade. Desde o século 1 até o dia de hoje, muitos cristãos constroem uma ideia errada do que é ser espiritual, associando a espiritualidade à manifestação de dons.

“Os dons espirituais não são evidências de salvação, mas são ferramentas para a edificação da Igreja. Se a espiritualidade tivesse algo a ver com os dons, Paulo não teria dito o que disse à Igreja em Corinto”, destacou Nicodemus. 

Veja a diferença entre o trigo e o joio

‘Pessoas espirituais são como o trigo’

Outra forma de identificar se somos espirituais é avaliando o nível da nossa intimidade com Deus e do relacionamento com o Espírito Santo.

Segundo Viviane Martinello, que é pastora do Ministério Abba Pai Church, na cidade de Criciúma, em Santa Catarina, a verdadeira espiritualidade pode ser comparada ao trigo.

“Quando o trigo está cheio de sementes, ele não dá conta de se manter em pé, ele precisa se curvar. Diferente do joio que é falso, ou seja, é oco por dentro. Enquanto o trigo se dobra, o joio fica em pé”, ela explicou.

Com essa simbologia, ela explica que a pessoa que vive a verdadeira espiritualidade é humilde e “dobrável”. A pessoa espiritual não é orgulhosa. Quanto mais ela recebe, mais ela se curva diante de Deus e diante dos outros para servir.

Conclusão

Não pense que você não é uma pessoa espiritual só porque não fala em línguas estranhas, não tem sonhos proféticos ou não tem o hábito de jejuar com frequência. Praticar as disciplinas espirituais não faz de você uma pessoa espiritual, na verdade, é o contrário. A pessoa espiritual sente necessidade de orar, jejuar e ser mais íntima de Deus.

Ser espiritual é conhecer a Palavra de Deus, ouvir a voz Dele e conhecer a linguagem do céu. Mas, nem sempre a voz de Deus é tão evidente quanto pensamos. Lembre-se de Elias (1 Reis 19), quando ficou depressivo e caminhou um dia inteiro pelo deserto. Ele chegou a pedir para Deus lhe tirar a vida e passou uma noite na caverna. E Deus falou com ele.

Elias pensou que ouviria a voz de Deus no vento forte, no terremoto ou no fogo, mas Deus falou com ele numa brisa suave. Elias estava se sentindo sozinho, e Deus mostrou a ele que havia 7 mil pessoas em Israel que também honravam a Deus e não tinham dobrado os joelhos diante de Baal.

Pense nisso! Talvez o seu conceito sobre “ser espiritual” esteja errado. Talvez você esteja esperando Deus se manifestar da forma como você idealizou. E talvez você esteja se comparando com os outros. Seja espiritual do seu jeito e comece a perceber que Deus fala de forma única com cada um de seus filhos.

Deus conhece o seu coração e a sua fidelidade. Deus honra aqueles que trabalham pelo Reino e não querem aparecer. Talvez seu ministério aconteça por trás dos bastidores, onde ninguém lhe vê, mas Deus está vendo tudo.

Quem sabe Deus esteja sussurrando em seus ouvidos como fez com Elias? Seja sensível à voz do Pai, feche seus olhos e sinta a brisa passar. E lembre-se disso: “Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual. Somos seres espirituais passando por uma experiência humana”.

E esse foi o estudo desta semana. Espero ter tirado sua dúvida e também colaborado para seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!

 

Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 

Leia o artigo anterior: Entenda o que Jesus disse às 7 igrejas de Apocalipse: Laodiceia

 

 

 

veja também