O pecado de cada um de nós

Em Efésios 2:1-10, Paulo aborda a natureza pecaminosa da humanidade e a graça de Deus, que oferece salvação através da fé em Cristo.

fonte: Guiame, Darci Lourenção

Atualizado: Quinta-feira, 21 Setembro de 2023 as 2:32

(Foto: Unsplash/Lampos Aritonang)
(Foto: Unsplash/Lampos Aritonang)

O perfil de um pecador é inegavelmente complexo, pois a transgressão moral é uma característica inerente à condição humana. No entanto, quando dizemos "Meu Deus, eu estava em Adão", estamos reconhecendo que todos nós, de alguma forma, compartilhamos a herança do chamado 'pecado original', sendo Adão um símbolo desse triste legado.

Reconhecer essa herança é o primeiro passo para compreendermos a natureza do pecado de cada um de nós, assim como a oportunidade de buscar a redenção pela única forma possível: o sacrifício de Jesus.

Você sabe me dizer, o que separa o homem de Deus? O que impede uma pessoa de fluir no Espírito Santo?

Digo a você com a mais profunda convicção: o pecado faz mal para sua vida. O pecado gera distanciamento. O pecado faz separação entre o homem e Deus! Pecado é “fria”, é preciso sair fora dele. Você pode fugir dele! Ou, como Jesus nos ensina, na Oração do Pai Nosso: “Não nos deixe cair em tentação”.

Uma forma para isso, é verificar se algum hábito praticado não é um pecado que está enrustido, escondido.

Do ponto de vista emocional, uma das situações mais nocivas e perigosas ao nosso bem-estar psicoemocional, sem dúvida, é o que fazemos no piloto automático. Ou seja, o que fazemos “sem perceber”. E, do ponto vista espiritual, é exatamente isso que o pecado faz.

Em Efésios 2:1-10, Paulo aborda a natureza pecaminosa da humanidade e a graça de Deus, que oferece salvação através da fé em Cristo, e a ideia de que somos criados para realizar boas obras como resultado de nossa fé. E destaco:

“Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.” (Efésios 2:1-3 – NVI).

Você percebe onde nós andávamos metidos?

Olha que declaração maravilhosa, feita em seu favor:

“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que te amou, e estando você morto em nossos delitos, te deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com Ele, te ressuscitou, e te fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.” (Efésios 2:4-6).

Pense comigo: assentado nas regiões celestiais em Cristo Jesus... Me diga: “Quem te alcança ou te pega”? NINGUÉM!

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”

Precisamos ter bem resolvido, bem esclarecido em nosso entendimento:

1) Você estava morto em seus delitos e pecados;

2) Ele te deu VIDA.

Deixe pensamentos, sentimentos ... deixe tudo o que te atrapalha e te impede de correr com perseverança e liberdade a carreira que te é proposta. (Hebreus 12.1,2).

A boa notícia: Jesus se manifestou para destruir as obras do diabo. Você pertence a Jesus.

Meus queridos e queridas, olha isso: Jesus se fez pecado por nós para que nós sejamos frutos de justiça por meio d’Ele.

Você já ouviu dizer que Jesus se tornou maldição em seu lugar?

Na cruz, a ira de Deus contra o pecado caiu sobre Cristo (Isaías 53:6,10). Todo o juízo e o pagamento do pecado (“o salário do pecado é a morte” – Romanos 6:23) recaíram em Cristo, pois esse foi o plano que Ele criou para nos salvar da condenação.

Ele morreu a nossa morte, para que vivêssemos a Sua vida. Compreende o grande amor demonstrado na cruz do Calvário? Compreende a grandiosidade do problema do pecado e a maravilha do amor de Deus? Tudo isso descobrirmos ao olhar o Personagem maravilhoso da cruz – Jesus Cristo (1 João 4:8-10; Filipenses 2:5-10; 1 Pedro 2:22-25).

O que devemos fazer hoje? Aceitar Seu convite de salvação (Apocalipse 3:20; Provérbios 23:26). Reconhecer o quanto é honroso para nós sabermos que Cristo se fez maldição por nós (Gálatas 3:13).

Só nos resta rejeitarmos o pecado de cada dia. Não temos aliança com pecado algum. Diga em alto e bom som: Eu Sou de Cristo, morri para o mundo, agora Sou de Cristo.

O Pai Ama Você!

Darci Lourenção

**Extraído do Devocional “Minha Família no Altar” (Darci Lourenção).

Por Darci Lourenção, psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor” e “Viva sem compulsão”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Por ser mulher: nosso papel na sociedade e na família

veja também