O último segundo

A grande maioria desiste antes do fim, mas tem aqueles que resistem e chegam ao fim e vão além.

fonte: Guiame, Edmilson Ferreira Mendes

Atualizado: Quinta-feira, 13 Abril de 2023 as 2:15

(Foto: Unsplash/Alex Woods)
(Foto: Unsplash/Alex Woods)

Você já esteve lá. Caso ainda não esteve, certamente está ou estará. É inescapável. Todos nós experimentamos ciclos nos quais tudo parece irremediavelmente perdido, acabado, falido, até que chegamos no último segundo, aquele tempo que pensamos nem ser um tempo, aquele fatídico segundo que colocará um ponto final, frustrando todas as esperanças.

O último segundo pode ser um momento, um evento, um lugar, uma emoção, uma UTI. Cada um vai passar por experiências de “último segundo”, aquele ponto na história particular no qual já não se espera mais nada, instante no qual a esmagadora maioria entrega os pontos e decreta a derrota.

Na cova dos leões, Daniel já esteve lá.

No rio Nilo, diante do mar vermelho, Moisés já esteve lá.

Erguendo o cutelo para sacrificar o próprio filho, Abraão esteve lá.

Com uma nação tendo a morte decretada, Ester já esteve lá.

Com a total destruição ao redor, Raabe também já esteve lá.

Com pedras prontas para a execução, a mulher adúltera esteve lá.

Centenas de personagens da Bíblia já estiveram lá. Milhões de anônimos ao longo da história também já estiveram lá, naquele último segundo desesperador. E cada um saiu de lá com uma história preciosa, linda, restauradora, milagrosa e transformadora para contar e testemunhar.

O último segundo é um lugar, uma posição indesejável, não queremos estar lá. Mas o fato é que Deus permite vários “último segundo” na vida daqueles a quem Ele chama de filhos, servos, amigos. A grande maioria desiste antes do fim, mas tem aqueles que resistem e chegam ao fim e vão além.

Mas será mesmo que vale a pena confiar até o último segundo? Vale! A Palavra afirma que Abraão ao ser desafiado a sacrificar Isaque, o fez na certeza e na fé que Deus era poderoso o suficiente para ressuscitar seu filho dos mortos. E o que a Bíblia diz a respeito da ressurreição? Afirma que todos que morreram em Cristo ressuscitarão num abrir e fechar de olhos, como numa piscada, ou seja, mais rápido que um segundo!

Creia. Confie. Continue firmemente esperando nAquele que tudo pode. Até mesmo os sonhos e projetos que na sua opinião já morreram, Ele pode fazê-los ressuscitar. Talvez você esteja exatamente nesse lugar na geografia da sua vida, este ponto que chamamos de último segundo, aquele último movimento do cronômetro da nossa caminhada, talvez. Eu digo pra você, fique firme com toda fé em Cristo, talvez seja este o segundo no qual ele mudará sua história.

Edmilson Ferreira Mendes é escritor, pastor, teólogo, observador da vida.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: A doença da Igreja, o remédio de Jesus

veja também