MENU

Pequenos mandamentos

A Torá nos promete a abundância de suas bênçãos se observarmos todos os mandamentos: grandes e pequenos.

fonte: Guiame, Mário Moreno

Atualizado: Segunda-feira, 7 Agosto de 2023 as 2:51

(Foto: Unsplash/Tanner Mardis)
(Foto: Unsplash/Tanner Mardis)

A porção desta semana é chamada Ekev. Traduzido de forma simples, Ekev significa “se”. A Torah promete sua abundância de bênçãos sobre a nação judaica. Hashem observará você, amará você, abençoará seus filhos e seus rebanhos – além de outros cinco versículos, todos repletos de várias bênçãos. Há, no entanto, uma ressalva. Essas bênçãos são concedidas apenas com uma condição – “Ekev tishmaoon”, se você ouvir a palavra de Hashem e cumprir seus mandamentos. Rashi, que normalmente se concentra nas explicações simples e esclarece as nuances da terminologia hebraica, desvia-se de sua norma. Em seu único comentário à primeira linha da porção, ele traduz a palavra Ekev sob uma luz totalmente diferente. Ele explica que a palavra Ekev se traduz como calcanhar. Assim, ele explica o versículo homileticamente. “Se você observar as mitsvot que normalmente são pisadas pelo calcanhar do pé”, então as bênçãos de Hashem seguirão.

Muitos comentários colocam a seguinte questão: o modus operandi usual de Rashi é primeiro explicar um verso em seu pashut p’shat, explicação simples. Feito isso, ele passa a expor o verso à luz do Midrash. Neste caso, Rashi usa apenas uma explicação Midrashica. Por quê?

Rav Eliyahu Lopian levantou fundos para sua Yeshiva na Inglaterra. Certa vez, ele visitou um dos judeus mais ricos da Inglaterra. O homem era conhecido por contribuir para qualquer Yeshiva ou rabino que pedisse. O próprio homem, no entanto, não era nem um pouco observador. Além de sua adoração por rabinos e apoio a Yeshivot, o filantropo dificilmente tinha uma conexão com qualquer coisa judaica.

O rabino Lopian foi visitar o homem por respeito, mas decidiu não pedir sua contribuição.

Ao chegar à opulenta mansão, Rav Lopian foi recebido calorosamente, ofereceu chá quente e foi conduzido a um lugar na sala de estar do homem. O rabino Lopian foi direto ao ponto. “Vejo que você não é um judeu praticante. No entanto, sua magnanimidade para com Yeshivot e rabinos é notável. Diga-me, por favor, por quê?”

O homem recostou-se e começou sua história. “Meus pais eram muito ricos e igualmente religiosos. Eu era muito rebelde. Eles queriam que eu fosse à Yeshiva Chofetz Chaim em Radin. Eu não estava nem um pouco interessado, mas concordei em fazer um exame. Eu falhei com louvor e fiquei cada vez mais feliz por isso. Mas eu tinha um pedido. Estava ficando tarde e eu tinha que dormir. Perguntei se poderia passar a noite no dormitório. O rabino que me entrevistou não sabia como responder. Acho que ele estava com medo de me receber na Yeshiva nem que fosse por uma noite e eu não podia culpá-lo! Ele consultou o Chofetz Chaim.

“O Chofetz Chaim explicou para nós dois, ‘um menino que não pode ficar no dormitório por um ano não pode ficar lá por uma noite. Mas isso não significa que ele não possa ficar em minha casa.’

“O Chofetz Chaim me levou para sua casa. Ele me alimentou como se eu fosse o visitante mais importante do mundo. Ele fez uma cama para mim e garantiu que eu fosse dormir. Algumas horas depois, no meio da noite, ouvi a porta do minúsculo quarto se abrir. O velho murmurava. ‘Ei, está muito frio aqui. O que vou fazer?’ Com isso, ele tirou a jaqueta, colocou-a em cima de mim e enfiou-a para dentro. Pode não ter sido o ato mais espiritual que ele já fez, mas vou lhe dizer uma coisa. Essa jaqueta ainda me aquece sempre que vejo velhos rabinos!”

Talvez Rashi não esteja expondo. Ele está nos contando o segredo da sobrevivência espiritual. Ele está relatando a fórmula que pode ser o segredo da existência e continuidade do judeu. São as pequenas coisas que merecem as bênçãos. São as mitsvot que tendemos a esquecer. Aqueles que pisamos com o calcanhar.

Existem certas mitsvot – mandamentos – que qualquer um que se orgulhe como judeu não abriria mão. Yom Kippur e Pessach estão no topo da lista. Mezuzá e Kosher também têm uma classificação bastante alta. Mas há muitos outros que são pisoteados. Rashi explica o verso afirmando que se as pequenas Mitzvot forem ignoradas, não demorará muito para que os principais Mitzvot se juntem as pequenas em sua jornada para o esquecimento. A Torah nos promete a abundância de suas bênçãos se observarmos as mitsvot. Mas Rashi nos dá uma lição sobre como garantir a continuidade. Rashi está nos contando o Poshut P’shat (o significado simples)! Não pise nas pequenas Mitzvot. Observe as mitsvot que todos tendem a esquecer. Se esses mandamentos do calcanhar forem considerados importantes, então todas as mitsvot serão finalmente observadas. Isso não é discurso alegórico. Esse é o fato!

Tradução: Mário Moreno.

Por Rav. Mário Moreno, fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Colocando as pessoas em primeiro lugar

veja também