Crer é uma escolha

Crer é aparentemente um paradoxo para os que ainda são envoltos na incredulidade.

fonte: Guiame, Matheus Grismaldi

Atualizado: Quinta-feira, 9 Dezembro de 2021 as 2:20

(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

A vida é feita de escolhas e todos os dias Deus nos dá o direito de escolher entre crer ou não crer, entre descansar nas verdades que a palavra nos garante ou simplesmente torná-la natural, sem efeito, sem sentido ou significado. Acreditar é estar fundamentado numa fé que é real e não sensorial, pois se preciso sentir para crer, então deixo de ser movido pela certeza e entrego-me aos sentimentos que oscilam diariamente. O estilo daqueles que ousam crer é contrário à lógica humana, pois vivem como aqueles que já receberam o suficiente; agora é só uma questão de apropriação.

Quando decidimos crer e não caminhar por aquilo que vemos, entendemos que as impossibilidades tornam um palco perfeito para Deus manifestar a Sua glória. Nos cenários em que nos faltam respostas, onde as perguntas ofuscam e sobrepujam a vontade de Deus, em momentos que parecem sucumbir a nossa fé ou até mesmo às dúvidas que permeiam a nossa mente, é exatamente aí, nesse ponto crucial, que Deus se levanta ao nosso favor e nos mostra que por menor quantitativa seja a fé que temos, ainda assim, é capaz de mover montanhas e provar que o impossível, o nada, o imprevisível para Deus é apenas matéria prima para Ele realizar o extraordinário.

Gostaria de ressaltar algo que C. T. Studd, um missionário britânico, certa vez disse: “A fé em Jesus ri das impossibilidades.”

Quando Jesus responde a Pedro em Marcos no Capítulo 11 sobre a afirmação da figueira que havia secado, Ele estava querendo mostrar que o nível de fé que precisamos andar é uma fé capaz de exceder o nosso entendimento, portanto, tudo o que precisamos nos esforçar para fazer é crer de todo coração.

Respondeu Jesus: "Tenham fé em Deus. Eu asseguro que, se alguém disser a este monte: 'Levante-se e atire-se no mar', e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito. Portanto, eu digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim sucederá. Marcos 11:22-24

Crer é aparentemente um paradoxo para os que ainda são envoltos na incredulidade. É sobre entregar tudo nas mãos dele e descansar, confiar completamente e depender, crer que por mais que eu não veja, eu sei que tudo coopera para o meu bem, pois Ele ama surpreender a todos aqueles que nEle esperam. Quando creio me rendo ao amor imensurável de um Deus que entregou seu unigênito filho na Cruz para que pudessémos desfrutar de uma vida plena e abundante. Ao despojar-se de sua própria glória, tornou-se servo a ponto de submeter-se a culpa pelos nossos pecados para nos mostrar a poderosa expressão de amor numa relação entre os homens e a Deus pela redefinição de Jesus ao apresentá-lo como Pai. E o que mais eu preciso fazer, senão apenas crer?

Crer é permitir que o arquiteto da criação, o autor do universo, de mente inescrutável, perfeito em seus mistérios e Senhor do tempo, me conceda tudo o quanto pedir em oração, pois quando creio que já recebi por intermédio de Cristo Jesus, assim sucederá.

Crer é se deixar moldar nas mãos daquele que governa o tempo, o espaço e matéria, a história e a geografia, o início e o fim. Quando escolho crer, é justamente nessa hora que Ele vem e nos lembra o porque não precisamos temer: “Eu sou o grande Eu Sou, tudo o que você precisa, eu sou”.

Quando reconhecemos que não podemos coisa alguma sem que Ele faça, afirmamos a bondade de um Pai que trabalha ao nosso favor, todavia, hoje podemos descansar na obra consumada da Cruz, pois já recebemos a herança e já cremos no presente da salvação.

Quando decido crer dou testemunho de que mesmo que tudo pareça contrário, mesmo que a tempestade esteja turbulenta, mesmo que as circunstâncias me desafiem, eu sei que maior é Aquele que está comigo, pois Ele me sustenta!

Creia, ainda que tudo pareça óbvio, Ele é “Aquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que opera em nós.”
Efésios 3:20

Matheus Grismaldi é escritor, missionário e assessor de comunicação e imprensa em Angola, África. Também integra equipe de plantações de Igrejas, dedica-se ao discipulado, apaixonado pelo Evangelho e faz parte da liderança na Igreja Videira, Vinha Angola. É o filho caçula de três irmãos, nascido em lar cristão, natural de São Paulo, carrega o sonho de ver uma geração vivendo a grande comissão e missões transculturais.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Somos filhos amados

veja também