MENU

Como anda a sua comunicação?

Comunicar é decidir o que falar, considerando, o público, o tempo, o ambiente interno e externo, os recursos e, principalmente a expectativas dos participantes.

fonte: Guiame, Rosana Sá

Atualizado: Sexta-feira, 24 Maio de 2019 as 4:59

(Foto: Reprodução/Thinkstock)
(Foto: Reprodução/Thinkstock)

“Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita ao seu tempo.” Provérbios 25:11

“... e consideremos uns aos outros, para nos encorajarmos às manifestações de amor fraternal e às boas obras.” Hebreus 10:24

“...e o vosso zelo tem estimulado a muitos.” II Coríntios 9:2

INTRODUÇÃO:

Um dos maiores desafios que tive ao preparar este artigo foi “selecionar” o que compartilhar sobre este tema que me encanta e ao mesmo tempo tanto me desafia. Durante o preparo, escrevi, apaguei, li e grifei, folheei várias bíblias, livros, consultei sites e diversos autores. Quero dizer-lhes a primeira de uma dica prática de comunicação que extraí deste exemplo, “comunicar é decidir o que falar, considerando, o público, o tempo, o ambiente interno e externo, os recursos e, principalmente a expectativas dos participantes”.

 

Sugiro que busquem constantemente informações atualizadas sobre conceitos de comunicação, meios de comunicação, transformação digital sob a seguinte perspectiva: Como isso influencia meu ministério, minha família, minha vida? Por fim decidi trazer insumos com o objetivo de contribuir para uma percepção saudável de como está a nossa comunicação e sua correlação com os resultados esperados.

Comunicação é a interpretação de símbolos, expressões que fazem sentido para quem interage conosco, desta forma, quando conseguimos há grande probabilidade de ser considerado um “gol da comunicação”!

Verdades que ampliam a nossa visão sobre comunicação:

  1. Deus se comunica conosco. Usou profetas, apóstolos e de maneira mais decisiva, por meio da revelação pessoal de Seu Filho encarnado. Deus é comunicador e o é por excelência! Uauuuu! Glória a Deus!!! Salmos 19:1-11. Os 6 primeiros versículos deste salmo revelam Quem é Deus por meio da beleza, do poder e da ordem da natureza. Revelação geral, está disponível a todos. Sem palavras de linguagem, as estrelas apontam de forma eloquente para além de si mesmas e mostram o Ser que as criou e as sustenta. Nos versículos 7 a 11 Davi progride da revelação geral para a especial, da natureza para a palavra escrita. Deus se comunica conosco pelas Escrituras não apenas para INFORMAR, mas para nos TRANSFORMAR. Quem pratica a Sua Palavra é abençoado ricamente. Mesmo sendo a Palavra de Deus tão fantástica, a forma mais elevada de comunicação de Deus é sua revelação pessoal por meio de Jesus Cristo. Ele é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Hb. 1:1-3. Deus tomou a iniciativa, por isso tornou possível que O conhecêssemos e convida-nos à comunicação pessoal com Ele por meio da Biblia e da oração.
  1. Somos seres comunicáveis. Temos sede de comunicação. Necessidades comprovadas da prática eficaz da mesma e é por isso que a comunicação tem um impacto muito grande em nossas vidas, relacionamentos, projetos e em nossa fé. O ministério e sua eficácia também será refletido pela maneira pela qual nos comunicamos, nos fazemos entender, como somos interpretados, entendidos e lidos de fato pelo olhar “do outro” e dos resultados esperados (combinados ou não). Ted W. Engstrom afirma que ouvir é uma das melhores estratégias de um líder eficaz.

Consideramos a comunicação eficaz como uma “joia rara” em nossos dias. Falar, falar, falar não significa bem comunicar. Comunicar é: tornar comum, acolher opiniões e atentar-se escutando as respostas e opiniões diferentes dos interlocutores. É esta mescla que poderá tornar a nossa vida muito mais rica, com mais profundidade, balizada no equilíbrio e nas ponderações. “Examinar tudo e reter o que é bom...” I Tess 5:21.

“Assim como a roupa veste o corpo, as palavras vestem os pensamentos”. (autor desconhecido). Esta frase nos provoca... o que temos pensado e de que maneira comunicamos os nossos pensamentos às outras pessoas? A maioria das objeções às nossas falas não está no que falamos, mas na maneira e no tom que utilizamos para comunicar.

Encerro esta reflexão com um pensamento de Nelson Mandela, "Se você falar com um homem, em uma linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele, em sua própria linguagem, você atinge seu coração." 

Para pensar e agir!

Forte abraço!

Por Rosana Sá, empresária, palestrante, coach executiva, consultora empresarial e estratégica, professora universitária nos cursos de Administração, Marketing e Comunicação, formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Marketing, treinou e capacitou líderes no Brasil e no exterior. É membro da IMW Edu Chaves (SP).

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

veja também