“Café com Deus Pai”: Livro devocional se torna o mais vendido do Brasil

O diário devocional do pastor Júnior Rostirola é o grande vencedor do Prêmio PublishNews 2024.

fonte: Guiame, com informações de PublishNews

Atualizado: Quinta-feira, 4 Abril de 2024 as 12:14

O diário devocional mais vendido do Brasil. (Foto: Divulgação)
O diário devocional mais vendido do Brasil. (Foto: Divulgação)

O sucesso do devocional “Café com Deus Pai” do pastor Júnior Rostirola se tornou o livro mais vendido do Brasil.

O diário devocional é o grande vencedor do Prêmio PublishNews 2024 de livro mais vendido do ano, e sua nova edição é o líder isolado da Lista em 2024 — já contando com 120 mil exemplares vendidos — nas 39 lojas contabilizadas pelo PN. 

O livro comercializado pela nova Editora Vélos superou as expectativas dos livros religiosos, que geralmente são vendidos em livrarias especializadas e lojas anexas a igrejas, e alcançou as livrarias comuns, lojas virtuais e o próprio site da editora. 

Segundo o PublishNews (PN), o número total de exemplares vendidos até o momento já ultrapassou dois milhões.

Em 2033, a edição com a Editora Vida se tornou a mais vendida do ano nas livrarias contabilizadas na Lista de Mais Vendidos do PN. 

Nas 21 lojas e redes contadas, o livro vendeu cerca de 90 mil exemplares — apenas uma parcela do total, que não conta os números, por exemplo, da Amazon, dos e-commerces próprios e de eventos realizados fora de livrarias.

A trajetória do autor

O pastor Júnior nasceu em Itajaí, Santa Catarina, e teve uma infância difícil, por conta de um pai alcoólatra e violento. 

Com um ciclo de abusos e agressões, vivendo sob violência física e ameaças de morte dentro de casa, e bullying na escola, ele abandonou os estudos aos 13 anos.

Após se converter, Júnior retomou os estudos e se formou em Teologia. Posteriormente, o pastor fundou a igreja Reviver, que hoje conta com 7 mil membros, em Itajaí.

Em 2010, Junior teve a ideia de lançar de forma independente um diário devocional. Ele escreveu, editou e mandou imprimir o livro, mas o projeto não deu certo. 

Em 2019, com a ajuda da Editora Vida, ele lançou o livro “Encontrei um Pai”, que narra seu testemunho pessoal.

Após a experiência bem-sucedida, Junior retomou o projeto do devocional. A primeira edição de Café com Deus Pai foi publicada pela Vida em 2020 (vendeu 30 mil exemplares, segundo o autor), a segunda em 2021 pela Editora Quatro Ventos (150 mil cópias vendidas), e a terceira em 2022 pela Vida novamente alcançou 700 mil cópias, segundo o autor. 

Em 2023, o autor decidiu fundar sua própria editora, a Vélos, para lançar a versão 2024, quarta edição do livro.

“Foi Deus quem me falou que esse livro seria um best-seller desde o começo”, afirmou Júnior. 

“Em algum momento eu entendi que algumas coisas na caminhada precisavam ser lapidadas, precisavam ser ajustadas, alinhadas. Eu entendi que ninguém melhor do que eu realmente cuidando desse filho, que é o Café com Deus Pai. Então eu decidi lançar a minha editora, porque antes, de qualquer forma, eu já entregava o livro pronto para as editoras”, acrescentou. 

O pastor contou que também pretende lançar outros livros pela Vélos nos próximos meses.

Sucesso de vendas

Júnior disse que a demanda pelo livro começou a ultrapassar a oferta. O mercado de livrarias “seculares” passou a pedir, principalmente em 2023, exemplares do livro por conta da procura de leitores. 

“Então editoras que não tinham o costume de entrar em livrarias comuns passaram a entrar com o Café”, relatou ele. 

Em janeiro de 2023, o livro chegou a ficar 20 dias esgotado. Segundo ele, a Vélos se preparou para a demanda de crescimento exponencial.

Para ele, um dos principais “motores” do fenômeno editorial é o compartilhamento de experiências entre os leitores. 

“Eu acredito que o Café com Deus Pai não é apenas um livro. Eu vejo que ele gera uma uma experiência, uma intimidade do leitor com Deus. Nada melhor do que o próprio leitor compartilhar a experiência que ele está vivendo”, disse ele.

E continuou: “Os testemunhos que ouvimos é que a partir do momento que os leitores começam a ler o livro, muitas coisas começam a ser transformadas em suas vidas, e automaticamente eles acabam compartilhando com os outros e isso traz mais público ao livro”.

Ao longo dos últimos meses, Junior e a equipe da editora, liderada por sua irmã Michelle, foram aprimorando os processos editoriais e comerciais específicos do setor, trabalhando para atender pedidos que começaram com algumas dezenas de livros e hoje chegam a até 30 mil exemplares por pedido. 

“Sabemos de livrarias que vendem exclusivamente o nosso livro, então é uma felicidade também saber que ele tem até gerado empregos em outros locais”, comentou Michelle.

Além da versão principal, o livro também tem edições voltadas para crianças e adolescentes, e a Editora também produz outros produtos, como canecas e brindes. 

O projeto se espalhou para outras plataformas — de vídeos no Youtube a um podcast no Spotify — e foi traduzido para o espanhol e o inglês, e uma versão em italiano deve ser lançada em breve. 

De acordo com o PublishNews, Café com Deus Pai é um dos maiores sucessos editoriais da história recente do país.

 

veja também