“As pessoas profetizam todo dia quando dizem ‘não vai dar certo’”, alerta pastor

Joel Engel ministrou sobre os cinco dons ministeriais em culto realizado após o Alinhamento Profético.

fonte: Guiame, Luana Novaes

Atualizado: Sexta-feira, 26 Abril de 2024 as 1:19

(Foto: Monstera Production/Pexels)
(Foto: Monstera Production/Pexels)

Em um culto realizado após o evento “Alinhamento Profético”, em Santa Maria (RS), o pastor Joel Engel ministrou sobre chamado e identidade. 

Baseando-se em Efésios 4:11, Engel pontuou os cinco dons ministeriais essenciais para a Igreja: Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor e Mestre.

"Os apóstolos foram chamados por Deus para estabelecer. A Igreja foi construída em cima dos fundamentos dos apóstolos", explicou Engel. 

Ele enfatizou que muitos possuem essas capacidades, mas ainda não compreendem sua verdadeira identidade. “Deus tem levantado apóstolos e profetas, mas muitos deles ainda não sabem a sua identidade”, disse Engel, dando sua experiência como exemplo: “Foi um apóstolo que me ajudou a descobrir que eu não sou pastor, embora muitos me chamem assim.”

“Todos carregam uma identidade celestial e sua função no Reino é um dom, ou seja, um presente dado por Deus”, destacou.

Engel lembra que a falta de identidade é fruto de uma perspectiva distorcida do Reino de Deus. “A filosofia católica romana diz ‘prepare o coração para que você suba ao céu’. A filosofia judaica diz ‘prepare o caminho, porque Deus quer habitar na terra’.”

E explica: “É claro, nós vamos subir ao céu no arrebatamento, mas depois voltaremos. Porque no princípio Deus criou os céus e a terra, e nós fomos estabelecidos para governar a terra. Essa é a filosofia judaica: você não é dono de nada na terra, o dono é Deus. Você tem a missão de preparar o caminho, porque atrás vem alguém mais poderoso do que você. Essa foi a mensagem de João Batista.”

Descubra sua identidade

Engel alertou sobre a superficialidade de alguns que reivindicam títulos ministeriais sem a devida unção. “Os cinco ministérios não são títulos, mas sim identidades. Há muitos líderes que são apóstolos sem saberem que são. Há muitos que são profetas sem saberem que são. Enquanto isso, outros que não são, dizem que são. Na verdade, é a unção que vai dizer quem são. A unção é a ferramenta que te leva a cumprir o chamado.”

“O que importa é que esses cinco dons foram levantados para treinar a Igreja de Cristo. Eles foram levantados por Deus para aperfeiçoar os santos”, destacou. 

Além disso, Engel ensina que todo cristão tem o poder de profetizar — especialmente no cotidiano: “O que um profeta faz? A maioria das pessoas profetizam todo dia dizendo ‘não vai dar certo’, ‘o tempo está ruim’, ‘a coisa vai piorar’, ‘ah essa crise’, ‘ah o desemprego…’ Sintetizando: profetizar é trazer à existência algo que ainda não existe.”

“Por isso, o maior tempo que você pode investir é o tempo com o Espírito Santo, porque Ele também foi comissionado e enviado. Ele veio para nos ajudar a tornar Jesus real na terra. E o Espírito Santo distribui os dons para você executar o que Deus te deu como identidade”, conclui.

Assista a pregação completa:

veja também