Cantora gospel morre aos 20 anos após complicações de tuberculose no ES

Déborah Borges estava lutando contra a tuberculose há quatro meses e faleceu após uma parada cardíaca.

fonte: Guiame, com informações de G1

Atualizado: Quinta-feira, 14 Março de 2024 as 9:54

Déborah e Gustavo. (Foto: Reprodução/Instagram/Gustavo Carneiro)
Déborah e Gustavo. (Foto: Reprodução/Instagram/Gustavo Carneiro)

No último domingo (10), uma cantora gospel de 20 anos morreu após complicações de uma tuberculose no Espírito Santo. 

Déborah Borges Peixoto Carneiro, estava tratando a doença durante os últimos quatro meses, mas não resistiu após sofrer uma parada cardíaca. 

Além do marido, Gustavo Carneiro Silva Borges, ela deixou uma filha de cinco meses

“Um exemplo de mulher forte e alegre”, disse Gustavo ao G1.

“Ela tinha um brilho incrível, espalhava alegria por onde passava e que sempre falava de Jesus, inclusive nos seus últimos momentos. Se esforçou o máximo que pôde. Deixou um legado para mim, me ajudou a amadurecer”, acrescentou.

Déborah e Gustavo casaram em 2022, aos 18 anos de idade e moravam em Cariacica, na Grande Vitória (ES). 

Descoberta do diagnóstico 

Em março de 2023, eles descobriram que estavam grávidos de Jade Borges Carneiro. Por ser uma gravidez de risco, a bebê nasceu com pouco mais de sete meses e precisou ficar internada por 29 dias, devido à prematuridade.

“Assim que a Déborah foi para casa, estava tossindo muito, sentia um cansaço ao realizar a simples tarefa de ir ao banheiro ou fazer algo em casa. No início, a gente achava que era uma gripe ou algo assim, mas como não passou decidimos ir ao médico”, relembrou Gustavo.

Após realizar um exame de raio-x, os médicos informaram que o pulmão de Déborah tinha cavidades anormais, então, pediram um teste de tuberculose. Uma semana depois, o casal recebeu o resultado positivo para a doença.

Então, ela começou o tratamento na Unidade de Saúde de Jardim América, referência para o tratamento de doenças pulmonares em Cariacica. 

No dia 29 de fevereiro, depois de idas e vindas ao hospital, a cantora foi internada no Hospital Santa Casa, na cidade de Vitória, em isolamento

Segundo Gustavo, Déborah também sentia dores no peito e falta de ar: "Eu levava ela ao médico e eles diziam que era por conta da tuberculose".

Novos exames apontaram que o coração de Déborah estava com tamanho alterado. No dia 6 de março, devido a uma intercorrência, a jovem foi levada para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). 

"Ela passou a ser monitorada 24 horas. Os médicos descobriram uma trombose flutuante e redobraram os cuidados", afirmou Gustavo.

Ele contou que no último sábado (9), a esposa chegou a ter uma melhora: “Fui visitá-la, ela estava bem, comendo, estava linda. O médico ainda comentou que se o quadro continuasse melhorando, ela iria para a enfermaria”.

No entanto, no domingo (10), o quadro de Déborah piorou e ela precisou ser entubada. Após uma parada cardíaca, a cantora não resistiu.

"Desde que a Jade nasceu, a Déborah passou por esse processo de ir e voltar do hospital, então eu que cuidava da Jade. Antes de descobrir a doença, Déborah pesava 60 e poucos quilos. Nos últimos meses, estava pesando 36,37kg”, relatou o esposo.

E concluiu deixando uma mensagem para pessoas que sofrem com a doença:

“Se eu pudesse dizer algo para alguém é para ter foco na medicação, fazer o acompanhamento médico certinho e, se necessário, até ir ao nutricionista para fazer suplementação, e se agarrar em Deus”.

veja também