Hillsong pode ser multada por jovens dançarem e cantarem em acampamento, na Austrália

Se for concluído que violou a ordem de saúde, a Hillsong pode ser multada em até US$ 55.000.

fonte: Guiame, com informações do The Guardian

Atualizado: Sexta-feira, 14 Janeiro de 2022 as 2:19

Louvor na Igreja Hillsong, Austrália. (Foto: Reprodução / Hillsong)
Louvor na Igreja Hillsong, Austrália. (Foto: Reprodução / Hillsong)

Primeiro-ministro de Nova Gales do Sul (um estado na costa leste da Austrália), Dominic Perrottet diz que ficou “incrivelmente desapontado” ao ver imagens de jovens da Hillsong dançando e cantando, e disse que a igreja pode ser multada se violar a ordem de saúde pública por conta da Covid no estado.

"Essas regras não existem por causa disso", disse Perrottet na manhã desta sexta-feira (14). “Essas regras estão em vigor para manter as pessoas seguras e para os 99,95% das pessoas que estão fazendo a coisa certa, acho que todos se sentiriam completamente frustrados e chocados com o que viram na noite passada. Não queremos ver isso acontecer novamente. Ao ver isso ontem à noite... fiquei incrivelmente desapontado”.

A polícia do estado está investigando o acampamento anual de verão para jovens da Hillsong que está sendo realizado em Newcastle. Se for concluído que violou a ordem de saúde, a Hillsong pode ser multada em até US$ 55.000.

Perrottet disse que sua “expectativa” era que, se houvesse uma violação da Hillsong, “uma multa fosse emitida”.

Na noite de quinta-feira, a igreja foi ordenada pela NSW Health a parar imediatamente de cantar e dançar no acampamento depois que imagens de jovens dançando provocaram raiva generalizada sobre certas isenções para grupos religiosos.

Violação da ordem pública

Fotos e vídeos postados nas contas de mídia social da Hillsong nos últimos dois dias mostraram multidões cantando sem máscaras durante os cultos e dançando. O acampamento, destinado a jovens de 15 a 17 anos, deveria terminar no sábado.

“Cantar e dançar em uma grande instalação recreativa é uma violação da ordem de saúde pública”, disse o ministro da Saúde de NSW, Brad Hazzard, em comunicado na noite de quinta-feira.

“Embora a ordem não se aplique a serviços religiosos, ela se aplica a grandes instalações recreativas e este evento claramente viola o espírito e a intenção da ordem, que está em vigor para ajudar a manter a comunidade segura”.

A polícia de NSW divulgou na quinta-feira um comunicado dizendo que iria “fazer uma ligação com os organizadores” para “garantir o cumprimento futuro das ordens de saúde pública depois que a NSW Health considerou o local uma grande instalação recreativa”.

Um porta-voz da Hillsong negou que o evento fosse essencialmente um festival de música, segundo o Guardian Australia.

“Esses eventos são nossos acampamentos anuais para jovens em idade escolar e não são semelhantes a um festival de música de forma alguma”, disse o porta-voz.

“Os cultos cristãos ao ar livre são realizados durante o acampamento, mas estes são apenas uma pequena parte do programa … e qualquer canto é apenas uma pequena parte de cada culto (um vídeo que circula nas redes sociais reflete alguns minutos desta parte do programa).”

O governo de NSW anunciou na semana passada que a ordem de saúde pública seria alterada para proibir dançar e cantar em todos os ambientes internos e externos até 27 de janeiro.

As igrejas e locais de culto foram considerados isentos das restrições, apesar da discordância de parte das autoridades.

veja também