Putin alerta Ocidente que ‘Rússia está pronta para a guerra nuclear’

A ameaça veio logo após os EUA enviarem cerca de 300 milhões de dólares em armas para a Ucrânia.

fonte: Guiame, com informações da Fox News

Atualizado: Quarta-feira, 13 Março de 2024 as 12:29

Vladimir Putin. (Foto: Flickr/World Economic Forum)
Vladimir Putin. (Foto: Flickr/World Economic Forum)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou o Ocidente, nesta quarta-feira (13), sobre sua prontidão para o desenrolar de uma guerra nuclear.

Conforme notícias da Fox News, o ditador disse que consideraria o envio de tropas dos EUA para a Ucrânia como uma escalada significativa da guerra.

“Do ponto de vista técnico-militar, estamos, é claro, prontos”, disse Putin à mídia estatal Rossiya-1, à TV e à agência de notícias RIA, depois de ser questionado sobre uma potencial guerra nuclear.

O presidente russo disse saber que os EUA estão cientes de que o envio de tropas para a Ucrânia ou para o território russo seria visto por Moscovo como uma intervenção na guerra. Ele também pediu “contenção estratégica”.

Putin deu seu recado em forma de ameaça depois que os EUA anunciaram o envio de aproximadamente 300 milhões de dólares em armas para a Ucrânia, a fim de ajudar o país europeu em sua luta contra a Rússia.

‘Prontos para um confronto nuclear’

Apesar de dizer que “estava pronto”, Putin acrescentou que “não tem pressa” em usar suas armas nucleares: “Não creio que tudo aqui esteja precipitado [o confronto nuclear], mas estamos prontos para isso”, destacou.

“As armas existem para serem usadas. Temos nossos próprios princípios”, disse durante a entrevista.

Conforme lembra a Fox News, a Rússia e os EUA são as maiores potências nucleares do mundo, controlando em conjunto mais de 90% das armas nucleares mundiais.

Em meio às tensões, os líderes ocidentais prometeram que a Rússia será derrotada na sua luta na Ucrânia, mas as forças russas continuam a controlar quase um quinto do território ucraniano.

‘Ninguém sobreviverá’

Não é de hoje que Putin faz sérias ameaças à comunidade internacional, em especial, ao Ocidente. 

Em setembro de 2022, conforme publicação do Guiame, Putin aprovou um plano para anexar partes da Ucrânia e convocou 300.000 militares da reserva, levantando a possibilidade de um conflito nuclear, caso a segurança da Rússia esteja em risco. Na ocasião, ele disse: “Não é um blefe”. 

Em outubro de 2023, Putin ironizou ao falar de uma possível guerra nuclear: “Ninguém sobreviverá”. O Guiame informou que Putin se recusou a “descartar a possibilidade de realizar testes envolvendo explosões nucleares pela primeira vez em mais de três décadas”. 

E a provocação mais recente aconteceu no mês passado, quando Putin provocou novamente o Ocidente ao voar em bombardeio com capacidade nuclear

Na ocasião, ele disse que “95% das forças nucleares estratégicas da Rússia foram modernizadas e que a Força Aérea acabou de receber quatro novos bombardeiros supersônicos com capacidade nuclear”. 

veja também