MENU

EUA: Obama planeja organizar rede mundial antiterrorista

Presidente se reúne nesta semana com ONGs, representantes da União Europeia e o secretário-geral da ONU para discutir formas de deter a radicalização e o recrutamento de jovens por grupos jihadistas

fonte: terra.com.br

Atualizado: Terça-feira, 17 Fevereiro de 2015 as 8:53

Obama
Obama

O presidente americano, Barack Obama, quer organizar uma rede internacional contra o extremismo violento, durante reunião que terá esta semana com representantes governamentais e especialistas em Washington, informou a Casa Branca na segunda-feira.

"Queremos organizar uma rede ampla para combater o extremismo violento", explicou um alto funcionário da administração Obama. "Queremos agir", acrescentou sob a condição de ter sua identidade preservada.

Depois dos atentados de Paris, que deixaram 17 mortos, o de Copenhague, que deixou dois mortos, e a recente decapitação de 21 coptas egípcios pelas mãos da organização Estado Islâmico (EI) na Líbia, o governo americano se reunirá de terça a quinta-feira com homens de negócios, especialistas, representantes governamentais, da União Europeia e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para discutir os passos a seguir.

Segundo funcionários americanos, as iniciativas apresentadas serão concentradas na forma de deter a radicalização, o recrutamento e a incitação da violência.

"Escutaremos o setor privado, as cidades do mundo, as ONGs e todos aqueles que puderem contribuir para dar uma solução", disse outro funcionário americano.

Está previsto que Obama fale no âmbito desta reunião entre quarta e quinta-feira.

veja também