MENU

Dilma assina nova política para o salário mínimo no Brasil

Mudanças valem para o período entre 2016 e 2019

fonte: terra.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 25 Março de 2015 as 8:56

Presidente Dilma durante cerimonia
Presidente Dilma durante cerimonia

A presidente Dilma Rousseff editou, nesta terça-feira (24), a nova política para o salário mínimo - que valerá de 2016 a 2019 - e garantiu que o governo federal fará "profundos cortes" em seus gastos.

"Queremos que esse dinheiro vá sustentar os gastos com projetos sociais", afirmou Dilma em cerimônia em Brasília, acrescentando que o ajuste fiscal é fundamental para o Brasil.

Tramitava na Câmara um projeto sobre o mesmo tema. Deputados já analisaram o texto principal da proposta sobre salário mínimo, mas restava a votação de emendas - uma delas estende a correção a aposentados que ganham mais de um salário mínimo, o que poderia aumentar o impacto na Previdência.

A proposta entrou na pauta na semana passada, mas a votação foi adiada, enquanto integrantes do governo negociavam para produzir uma alternativa.

Mais cedo, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, afirmou que há uma vedação constitucional para indexar essas aposentadorias ao mínimo e que esperava um amplo entendimento na base e entre partidos da oposição sobre o tema.

"Para que se faça a renovação da política salarial com responsabilidade na sustentabilidade fiscal do país”, disse o ministro a jornalistas no Palácio do Planalto.

 

 

veja também