Ipem reprova peso de 15% dos produtos de Páscoa em São Paulo

Órgão analisou 81 lotes de alimentos como peixes e ovos de chocolate. Um terço dos pescados pesava menos que o apresentado na embalagem.

fonte: globo.com

Atualizado: Quarta-feira, 18 Março de 2015 as 8:42

Peso do ovo de Páscoa
Peso do ovo de Páscoa

O Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP) reprovou 15% dos lotes de ovos de chocolate e outros produtos vendidos no mercado para a Páscoa. Além do doce, foram analisados os pesos de colombas e pescados glaceados, como bacalhau, filés e crustáceos.

Segundo o órgão, 12 dos 81 lotes analisados na segunda (16) e nesta terça-feira (17) não estão sendo comercializados de maneira adequada. A fiscalização foi realizada nos laboratórios do Ipem em São Paulo, Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos e São José dos Campos. Confira a lista dos reprovados.

No caso dos pescados glaciados, o órgão identificou a venda de sete produtos irregulares (33% dos 21 lotes avaliados). O percentual foi menor com relação aos ovos de páscoa: três lotes avaliados apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem (ou 7,5% dos 40 itens do gênero avaliados).

Um dos principais erros foi encontrado em pacotes que deveriam conter 400g de camarão, mas que estavam 140g mais leves (34% a menos que o anunciado na embalagem). Entre os ovos de chocolate havia um produto que apresentou falta de 25g.

Além dos itens recolhidos para testes pelo instituto, os consumidores também podem apontar supostas irregularidades pelo telefone 0800-013-0522. Em caso de constatação de problemas, a multa vai de R$ 640 a R$ 30 mil e aumenta com a reincidência.

 

 

 

veja também