MENU

Brasil está no fim da fila em cobertura e velocidade do 4G

Brasil está nas últimas colocações em oferecer velocidade de internet, segundo estudo The State of LTE

fonte: gizmodo.uol.com.br

Atualizado: Sexta-feira, 13 Março de 2015 as 4:14

Brasil está á frente em oferecer cobertura 4g
Brasil está á frente em oferecer cobertura 4g

A OpenSignal publicou seu segundo estudo The State of LTE, comparando as velocidades de acesso e cobertura do 4G entre 29 países. E em ambos os aspectos, o Brasil está entre os últimos colocados.

A velocidade média do 4G no Brasil é de 11 Mbps. Isso é mais rápido que nos EUA e Japão, mas está aquém do oferecido na maioria dos países analisados, incluindo nações europeias, Argentina e Colômbia.

 A operadora mais rápida do Brasil, mais uma vez, é a Claro, com velocidade média de 12,9 Mbps. Logo depois vem a Oi (11,8 Mbps), seguida de longe pela TIM (6,0 Mbps) e Vivo (5,5 Mbps). Todas estão acima dos 5 Mbps prometidos por contrato.

No ano passado, apenas Claro e Vivo foram analisadas, e suas velocidades médias caíram desde então: elas ofereciam, respectivamente, 28,4 Mbps e 9,9 Mbps em 2014.

Cobertura

Quanto à cobertura 4G, a OpenSignal usa uma medida diferente: em vez de calcular quantas cidades têm LTE, eles analisam quanto tempo os usuários ficam nessa rede. Segundo a empresa, isso “dá um olhar mais preciso sobre como usuários realmente estão sendo servidos pelas operadoras”.

No Brasil, usuários de dispositivos com suporte a 4G têm acesso à rede LTE apenas 44% do tempo. Por isso, estamos bem próximos do último colocado, e atrás de países como México e Colômbia. A líder é a Coreia do Sul, com 95% de disponibilidade de 4G; eles também oferecem uma das velocidades mais rápidas.

As operadoras brasileiras têm cobertura basicamente igual: a maior é da TIM (46%), seguida pela Vivo (44%), Claro (42%) e Oi (42%).

O calendário da Anatel exige que todas as capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes tenham cobertura 4G das quatro maiores operadoras. Segundo a consultoria Teleco, apenas 147 municípios têm rede LTE instalada, que correspondem a 42% da população brasileira.

Até dezembro de 2015, todos os municípios com mais de 200 mil habitantes deverão ter cobertura 4G. Isto deve acrescentar mais 91 municípios à lista, e mais 14% da população. Resta ver se a velocidade média vai cair ainda mais.

OpenSignal

A OpenSignal oferece um mapa bastante útil sobre cobertura 2G, 3G e 4G. Você pode acessá-lo em opensignal.com e visualizar a cobertura por tipo de rede e por operadora. Na imagem acima, temos a cobertura física das redes 4G da Claro, Vivo, TIM e Oi.

Os dados de velocidade e cobertura são coletados a partir de um app para Android ou iOS. Você pode baixá-los na App Store ou no Google Play para contribuir com o mapa e com futuros relatórios. O app também permite encontrar redes Wi-Fi gratuitas. [OpenSignal via VentureBeat]

 

 

veja também