Dez destinos para quem quer fugir do Carnaval

Existem diversas opções pelo Brasil para quem quer dias tranquilos.

fonte: Guiame, com informações da Accor Magazine

Atualizado: Segunda-feira, 13 Fevereiro de 2023 as 3:17

Parque Nacional dos Aparados da Serra. (Foto: Germano Roberto Schüür/Wikimedia Commons)
Parque Nacional dos Aparados da Serra. (Foto: Germano Roberto Schüür/Wikimedia Commons)

Quer fugir do Carnaval e ainda assim aproveitar os dias de folga para uma viagem tranquila? A Accor Magazine selecionou 10 diferentes sugestões de destinos separados por regiões do Brasil. Confira:

NORTE

1. Parque Estadual do Jalapão, Tocantins


(Foto: Raphael Coelho/Wikimedia Commons)

Entre cachoeiras cristalinas e piscinas naturais fica a região do Jalapão, um dos destinos mais famosos entre os turistas e mais distantes de um Carnaval tradicional. 

Por lá, a água comanda o show: a visita às cachoeiras da Velha, da Fumaça e do Soninho são ótimas pedidas, apesar de o banho nas águas revoltas não ser permitido. 

Para não ficar na vontade de um mergulho, aproveite a Prainha do Rio Novo, uma praia fluvial. Também dá para curtir os fervedouros, poços onde a pressão da água é tão grande que é impossível afundar. Os fervedouros do Ceiça, de Buriti e da Bela Vista são os mais famosos do local.

Por fim, você precisa ver essa vista de cima, certo? Então, aproveite as dunas de terra avermelhadas e até 40 metros de altura, os mirantes e os cânions da região para tirar fotos imperdíveis.

2. Alter do Chão, Pará


(Foto: idobi/Wikimedia Commons)

Esse foi considerado nada menos que o destino de água doce mais bonito do mundo e uma das 10 praias mais bonitas do Brasil pelo jornal britânico The Guardian. 

Não é à toa que Alter do Chão ficou tão famoso e entrou para a nossa lista de lugares para fugir do Carnaval.

Uma boa notícia é que, durante o Carnaval, Alter do Chão está em baixa temporada por conta das cheias das marés, o que faz com que o destino fique mais vazio e você não precise disputar os passeios com outros turistas. 

Aproveite essas condições para fazer o imperdível passeio da Floresta Encantada, um roteiro de barco que passa, literalmente, pela copa das árvores de uma região inundada. 

Outras atrações famosas são o pôr do sol na Ponta do Cururu (que dizem ser o mais bonito da região), o encontro das águas do rio Tapajós com o Amazonas, o lago verde e qualquer uma das praias desse Caribe Amazônico, com águas translúcidas em tons de azul e verde.

NORDESTE

3. Parque Nacional da Chapada das Mesas, Maranhão


(Foto: Antonio Azevedo Filho/Wikimedia Commons)

Entre os lugares tranquilos para passar o Carnaval no Nordeste, nada mais relaxante que a Chapada das Mesas, um paraíso em meio à natureza.

Por lá, se dá bem quem curte se molhar: duas das mais famosas atrações do local são o Encanto Azul, um poço com água tão celeste que parece de mentira, e o Poço Azul, um lugar ótimo para nadar e relaxar ao sol.

Já quando o assunto é cachoeira, não faltam exemplares na região para você se banhar. Alguns exemplos são a Cachoeira de Santa Bárbara, a da Prata, a Cachoeira Santuário e o complexo da Pedra Caída, em Carolina.

Nessa última, uma série de cachoeiras foram interligadas entre si com passagens criadas especialmente para o turismo. 

4. Jericoacoara, Ceará


(Foto: Anderps/Wikimedia Commons)

Paisagens naturais para todos os lados e uma ótima oportunidade para relaxar ao sol: é assim que você vai passar o Carnaval em Jericoacoara.

Por lá, o turista encontra uma oferta ampla de paisagens para conhecer, entre praias de água cristalina, lagoas como a Lagoa Azul ou a Lagoa da Torta (aquela famosa, em que todo mundo faz questão de tirar a clássica foto sentado nas redes dentro da água).

E tem ainda extensas áreas de areia, como a Duna do Pôr do Sol.

Mas atenção: planeje a sua viagem com antecedência.

Por ser um dos lugares tranquilos para passar o Carnaval no Nordeste, Jericoacoara foi descoberta pelos turistas e a procura por hospedagem no local é intensa durante esse feriado. Comece a buscar passagens e hotéis com meses de antecedência para garantir preços mais acessíveis.

A boa notícia é que, apesar de ainda estar quente por lá, o feriado geralmente cai em fevereiro ou março, que é o início da temporada de baixa estação. 

Ou seja, Jeri ainda não se enquadra entre os lugares baratos para viajar no Carnaval, mas pode ser que você encontre alguns preços mais baixos do que em períodos badalados, como o final do ano, por exemplo.

CENTRO-OESTE

5. Caldas Novas, Goiás


(Foto: Rosanetur/Flickr)

Uma cidade cheia de piscinas aquecidas e parques aquáticos pode ser o refúgio perfeito de quem quer viajar no Carnaval, especialmente se for com a família toda.

Os rios caudalosos da cidade tornaram Caldas Novas famosa pelas suas águas termais.

E o que não falta são opções de atrações aquáticas.

6. Chapada dos Veadeiros, Goiás


(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Chapada dos Veadeiros é uma excelente pedida para quem quer fugir do Carnaval em meio à natureza. 

Por lá, o Rio Preto forma piscinas naturais e cachoeiras deliciosas, como a do Prata e a de Santa Bárbara. 

Porém, para chegar às atrações e ver as belas paisagens do cerrado, o viajante precisa estar disposto a encarar trilhas de até 5 quilômetro.

Para quem curte uma viagem mais aventureira, também é possível praticar tirolesa, rapel, rafting e outros esportes naturais por lá.

Já na Serra da Boa Vista, ali pertinho, fica o Vale da Lua. Essa é uma região que ganhou o nome por suas pedras que imitam a superfície lunar e formam uma paisagem única. Para chegar ao local, basta caminhar por 600 metros. 

Entre as rochas, bolsões de água formam piscinas naturais de cor esverdeada que refrescam os turistas nos dias de calor.

SUDESTE

7. Ibitipoca, Minas Gerais


(Foto: Lique Gávio/Wikimedia Commons)

Conceição de Ibitipoca é uma vila pequena, mas acolhedora. 

Por lá, é possível comer bem nos restaurantes locais, comprar artesanatos e cachaças artesanais, além de mergulhar na natureza.

O Parque Estadual do Ibitipoca guarda trilhas extensas, mas com cachoeiras e visuais que fazem tudo valer a pena, como é o caso da Janela do Céu e do Circuito das Águas.

8. Campos do Jordão, São Paulo


(Foto: Governo do Estado de São Paulo)

A cerca de uma hora de São Paulo, essa charmosa cidadezinha de interior conta com a encantadora arquitetura suíça e muitos restaurantes variados.

Mas Campos do Jordão vai além da sua gastronomia. 

Ela também tem um bondinho, através do qual se pode visitar os principais pontos turísticos da cidade.

Tem um centrinho para caminhar e fazer compras, um horto florestal que pode ser visitado para um contato próximo com a natureza e um parque de diversões ao ar livre - ideal para quem viaja com os filhos. 

Se você pretende ficar dentro do estado durante os dias de folia, uma boa ideia pode ser considerar passeios de curta duração para cidades próximas da capital. 

Três opções de lugares para fugir do carnaval em São Paulo são as trilhas e cachoeiras de Mogi das Cruzes, o enoturismo em São Roque e a praia de Bertioga, que se coloca como uma alternativa à mais badalada Guarujá.

SUL

9. Parque Nacional dos Aparados da Serra, Rio Grande do Sul e Santa Catarina


(Foto: Germano Roberto Schüür/Wikimedia Commons)

Bem em meio a dois estados da Região Sul, se situa o Parque Nacional dos Aparados da Serra.

Esse é um lugar com um tipo de beleza natural rara de se achar pelo Brasil, com suas escarpas, desfiladeiros e cânions. 

A mais famosa entre essas atrações é o cânion do Itaimbezinho, digno de tirar o fôlego e que merece muitas fotos.

Mas nem só de penhascos se vive em Aparados da Serra: a região também oferece quedas d’água, cascatas e corredeiras para se refrescar no calor do verão.

10. Serra do Rio do Rastro, Santa Catarina


(Foto: Raphael Ribeiro Silva/Wikimedia Commons)

Uma serra com infinitas possibilidades de passeio na natureza e cidadezinhas charmosas: essa é a região do Rio do Rastro.

Por lá, a 1.400 metros de altura, é possível fazer trilhas, se banhar na cachoeira do Véu da Noiva (ou em qualquer outra da região), praticar salto de pêndulo e até observar toda essa beleza de um mirante no topo da serra.

E, quando cansar das atividades ao ar livre, vale correr para as cidadezinhas próximas, como Bom Jardim da Serra, para provar iguarias locais. 

veja também