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Pagando adiante: a proibição de receber juros

Que conexão poderia existir entre a proibição de cobrar juros dos judeus e o êxodo do Egito?

fonte: Guiame, Mário Moreno

Atualizado: Segunda-feira, 15 Maio de 2023 as 3:28

(Ilustração: FreeBible)
(Ilustração: FreeBible)

Emprestar com juros é algo que (para os judeus) é um tabu. Hashem exige um certo parentesco entre irmãos e irmãs que os impede de lucrar com aqueles que – por seu infortúnio – precisam de empréstimos. Assim, a Torah nos ordena esta semana: “Se seu irmão empobrecer e seus meios vacilarem em sua proximidade, você deve fortalecê-lo – prosélito ou residente – para que ele possa viver com você. Não tire dele juros e aumentos; e você deve temer seu D’us – e deixe seu irmão viver com você. Não dê a ele seu dinheiro como juros e não dê sua comida para aumentar”. (Lv 25:35-37).

A Torah então justapõe o que parece ser uma advertência velada ao reafirmar a autoridade onipotente de Hashem no contexto da proibição de receber juros: “Eu sou Hashem, teu D-us, que te tirou da terra do Egito, para te dar a terra do Canaã, para vos ser D-us” (ibid v. 38). Que conexão poderia existir entre a proibição de cobrar juros dos judeus e o êxodo do Egito?

O rabino Paysach Krohn relata a história de um homem de 40 anos que faleceu deixando uma jovem viúva e órfãos. O filho mais velho, Yosef, assumiu o comando dos negócios de seu pai como o ganha-pão dos filhos sobreviventes. Não foi fácil; os concorrentes se aproveitaram de sua ingenuidade e inexperiência. Um dia, no meio de suas lutas, um certo Sr. Hans se aproximou dele com um envelope. Continha dois mil dólares. Yosef foi pego de surpresa. “Por favor”, disse ele, “estou trabalhando para ganhar a vida. Eu não quero nenhuma caridade!”

Sr. Hans explicou. “Tome isso como um empréstimo. Quando as coisas melhorarem, você pode me retribuir.”

Demorou quase dois anos, mas chegou o momento em que Yosef estava de pé. Ele foi ver o Sr. Hans. Em sua mão havia um envelope contendo dois mil dólares.

“Não vou aceitar o dinheiro”, disse o Sr. Hans.

“Mas,” retorquiu Yosef, “você disse que era apenas um empréstimo!”

Hans sorriu e acenou com a cabeça. “Foi, mas sente-se e deixe-me explicar.

“Um tempo atrás eu estava em uma situação difícil. Um sujeito chamado Sr. Stein veio até mim com dinheiro. Eu, como você, não quis aceitar. O Sr. Stein me garantiu que o dinheiro era apenas um empréstimo e eu aceitei. Dentro de alguns anos, eu era capaz de pagá-lo de volta.”

“Quando me aproximei do Sr. Stein, ele se recusou a aceitar o dinheiro.” Hans continuou sua história. “Quando comecei a discutir com ele, ele explicou. Eu quero que você pague de volta, mas pague da seguinte maneira: Quando você vir alguém lutando, empreste-lhe os dois mil dólares. E quando ele vier pagar de volta, você também deve recusar. Então explique a ele os termos que acabei de lhe dizer. Yosef entendeu a mensagem e seguiu as instruções. Em algum lugar da nossa comunidade, esses dois mil dólares estão flutuando, esperando para serem devolvidos, ou melhor, emprestados, mais uma vez. O K’sav Sofer explica: Quando saímos do Egito, deveríamos ter saído apenas com as camisas do corpo. Mas não foi assim. Partimos com ouro e prata dos egípcios e, após a divisão do Yam Suf, nossas carteiras aumentaram consideravelmente com o saque egípcio que chegou à costa. D’us deu tudo isso para nós. Mas ele estipulou um pedido menor. Quando pegamos a riqueza que Ele nos deu e a distribuímos, somos solicitados a não obter nenhum benefício dela. Dizem-nos que empreste a seus irmãos sem lucro. Devemos ao Todo-Poderoso tudo o que temos. O mínimo que podemos fazer é pagar à vista sem juros.

Tradução: Mário Moreno.

Por Rav. Mário Moreno, fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

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