Deus está ao seu favor

Deus é cuidadoso até para nos ensinar sobre algo que precisamos aprender oportunamente.

fonte: Guiame, Matheus Grismaldi

Atualizado: Sexta-feira, 1 Setembro de 2023 as 11:58

(Foto: Unsplash/Naassom Azevedo)
(Foto: Unsplash/Naassom Azevedo)

Desespero de alma aflige aquele que busca por respostas e não consegue enxergar nada além da esfera natural. Superficialidade não define aquele que conhece a multiforme graça de Deus na intimidade.

Uma esquisita impressão de caminhar em círculos, como se não conseguisse sair do mesmo lugar faz prisioneiros das emoções que oscilam constantemente por não compreender a explícita vontade de Deus, além de não visualizar a imagem correta da completude de Deus.

Quando cogitamos pensar que aquilo que conspira contra nós pode ser, talvez, uma simples “lição” ou a maneira de Deus de “castigar-nos” colocamos seu caráter à prova, como se Ele não fosse bom o suficiente para mostrar-nos o caminho por onde devemos seguir e levar-nos para o lugar que Ele deseja nos levar.

Deus é cuidadoso até para nos ensinar sobre algo que precisamos aprender oportunamente. Deus não está contra você. Deus não está zangado com você. Deus não irá “castigá-lo” por não seguir o padrão que as pessoas exigem de obediência. Deus está no mesmo time que você e isso assusta o adversário. Ele torce por você como um pai que está assentado na arquibancada vibra ao ver o filho a fazer um gol.

Crescemos ao ouvir a experiência de muitos que, durante as circunstâncias desta vida, mostraram a imagem de um Deus que castiga para ensinar-nos sobre algo ou até a maneira de como deveríamos agir em determinada situação. Deus não tem necessidade alguma em corrigir os filhos através da punição, através do medo ou com base na troca de algo. Ele não tem absoluta necessidade de deixar-nos aflito. Ele é o que precisamos e isso basta para nós.

Apresentaram-nos um Deus que só pode dar coisas boas aos filhos obedientes e bem comportados, como se Ele tivesse filhos privilegiados, portanto, isso já não consta mais nas clausulas da Nova Aliança, uma vez que Ele se relaciona conosco, única e exclusivamente através de Cristo que hoje habita em nós, ou seja, tal como Cristo é, você é também!

Livre-se do engano de pensar que Deus está no time adversário esperando seu primeiro erro para apontar e tentar ensinar uma “lição”, de forma alguma. Rejeite qualquer imagem ou comportamento que coloque o caráter de Deus à prova das escrituras, principalmente após o véu ter sido rasgado e uma nova aliança ter sido estabelecida, pois, através destas verdades, experimentamos da bondade de Deus que é imutável.

Ele é por você, independente de qualquer cenário. Ele está com você e nada poderá te separar deste relacionamento, tal como Paulo descreve na carta aos Romanos, no capítulo 8 a partir do verso 35;

“O que nos separará do amor de Cristo? Serão aflições ou calamidades, perseguições ou fome, miséria, perigo ou ameaças de morte?

Como dizem as Escrituras: "Por causa de ti, enfrentamos a morte todos os dias; somos como ovelhas levadas para o matadouro".

Mas, apesar de tudo isso, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou.

E estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o que existe hoje nem o que virá no futuro, nem poderes,

nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Matheus Grismaldi é jornalista, escritor, missionário e assessor de comunicação e imprensa em Angola, África. Idealizador do projeto de leitura cristã “Um Clube pra Ler” com leitores de países lusófonos. Professor na Escola de Ministério Vinha Angola e faz parte da liderança na Igreja Videira.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Seja portador de boas notícias

veja também