MENU

Princípios para a boa administração

Li no livro de Deuteronômio algumas orientações bem específicas sobre a boa administração que quero compartilhar com você.

fonte: Guiame, Paulo de Tarso

Atualizado: Quarta-feira, 14 Setembro de 2022 as 2:38

(Foto: Piqsels)
(Foto: Piqsels)

No artigo anterior falei sobre os cuidados que devemos ter quando Deus nos entrega grandes quantias para adminis­trar. Talvez esse seja o sonho de grande parte das pessoas. Mas será que você está preparado para administrar uma grande riqueza?

Tratei disso porque foram orientações que Deus deu aos reis de Israel, que certamente teriam grandes somas financeiras para administrar. Logo em seguida, li no livro de Deuteronômio algumas orientações bem específicas que quero compartilhar com você.

Veja: Quando o rei começar a governar, mandará fazer uma cópia da lei de Deus que está no livro guardado pelos sacerdotes levitas. Ele deverá ficar com essa cópia e todos os dias da sua vida lerá a lei, para que aprenda a temer o Senhor, nosso deus, e para que sempre obedeça fielmente a todas as leis e a todos os mandamentos. Se fizer isso, ele não irá pensar que é mais do que os outros e cumprirá fielmente todas as leis. Assim reinará muitos anos e os seus descendentes serão reis de Israel por muito tempo (Deuteronômio 17.18-20).

Veja que orientação fantástica Deus deu aos reis. E o melhor de tudo: ela não vale apenas para os reis. Vale para qualquer pessoa que queira fazer a coisa certa, para qualquer um que deseje administrar com excelência o seu dinheiro. Você consegue perceber aqui que o antídoto contra a má administração do dinheiro é a Palavra de Deus?

O rei deveria ter uma cópia da lei e teria de ler a lei todos os dias. Note bem: não uma vez por semana ou por mês, mas todos os dias, e o objetivo dessa leitura não era apenas cumprir um ritual, mas fazer com que o rei aprendesse cada orientação da Palavra de Deus.

Você está lendo a Palavra? Você está aprendendo cada princípio de orientação financeira da Palavra de Deus? Espero que sim. Espero que a Bíblia seja o seu manual de orienta­ção para administrar com excelência o seu dinheiro. Fazendo isso, ou seja, observando os princípios da Palavra de Deus, o rei não se consideraria superior aos outros israelitas, seja por estar em posição de autoridade ou mesmo de possuir grande riqueza material.

Você sabe o quanto o dinheiro tenta nos tornar arrogantes e orgulhosos. Imagine-se agora uma pessoa rica. Você seria humilde apesar de sua riqueza? Eis aí um grande desafio. Talvez seja até mesmo a razão pela qual Deus tem limitado suas posses materiais. Não é fácil ter muito dinheiro e conti­nuar humilde. Talvez por essa razão Salomão tenha dito que os ricos mandam nos pobres (Provérbios 22.7). No entanto, quando a pessoa está firmada na Palavra de Deus, suas atitu­des serão completamente diferentes.

Conclusão: É por meio dos princípios da Palavra de Deus que você poderá exercer uma administração financeira aprovada pelo Senhor. Examine as intenções mais profundas do seu coração. Por que você quer mais dinheiro? Está pensando em agradar a Deus ou a si pró­prio? Você tem investido seu tempo para aprender mais sobre os princípios financeiros da Palavra de Deus?

Paulo de Tarso é pastor, engenheiro e mestre em teologia. Fundou o Ministério Finanças para a Vida, que ensina pessoas de todas as idades a administrar o dinheiro de acordo com a Bíblia ([email protected]).

*O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Riqueza: como lidar de forma que agrade a Deus?

veja também