Como ser uma mulher notável? Thalita Pereira responde biblicamente citando Dorcas

Para a pastora, “muitas mulheres querem ensinar, mas não querem aprender, muitas querem ser mestres, mas não querem ser discípulas”.

fonte: Guiame

Atualizado: Quinta-feira, 7 Março de 2024 as 3:17

Pastora Thalita Pereira. (Captura de tela: YouTube/Thalita Pereira)
Pastora Thalita Pereira. (Captura de tela: YouTube/Thalita Pereira)

Ao ler a história bíblica de Tabita ou Dorcas (Atos 9.36), uma mulher cristã que vivia em Jope, conhecida por ter sido ressuscitada por Deus, através de Pedro, a pastora Thalita Pereira atribuiu a ela o título de “mulher notável”. 

No vídeo publicado em seu canal no YouTube, ela conta que o nome “Dorcas” quer dizer “gazela” ou “corça”.

“A corça ou gazela é uma ajudadora natural de um rebanho. Quando um pastor ia cuidar do seu rebanho, normalmente ia para onde havia corças, porque elas têm uma sensibilidade para perceber predadores e inimigos”, explicou ao acrescentar que as corças também escolhem bons pastos.

As gazelas são protetoras e isso tem tudo a ver com Dorcas: “Perceba que tudo se encaixa. Ela amou e cuidou das mulheres viúvas e desamparadas. Com a história de Dorcas vamos aprender a ser uma mulher notável”. 

‘Mulheres notáveis são discípulas e aprendizes’

A pastora destaca que, na cidade de Jope, havia um ministério específico para as viúvas e que Dorcas era a líder. 

“Dorcas se destacou por ser uma discípula, conforme está na Bíblia”, disse Thalita ao mencionar que, naquela época, isso já era uma quebra de paradigmas, pois somente homens recebiam esse título. 

“Mais importante que sermos chamadas de mentoras, doutoras, mestres ou PhD, a maior e mais importante qualificação que a gente pode ter é de ‘discípula’. Uma mulher notável é uma discípula e uma aprendiz”, disse. 

Para que mulheres sejam discípulas, conforme lembra a pastora, é preciso abandonar muitas coisas: “Temos que deixar nossa própria vontade, nossos projetos pessoais e distrações que nos atrapalham”. 

‘Ser igual ao mestre’

Thalita lembra que a Bíblia nos ensina que discípulos seguiam seus mestres: “Discípulos oravam como o mestre e jejuavam como o mestre. Paulo, por exemplo, cresceu aos pés de Gamaliel, que era o mestre dele”.

“Será que ao olhar para nós, Deus pode nos considerar discípulas? Será que abandonamos pecados, sonhos e projetos para nos parecer com nosso mestre?”, ela questionou. 

“Temos em Jesus o nosso mestre, o nosso mentor e o nosso professor. Às vezes, ele está nos convidando a sermos discípulas como foi Dorcas, mas às vezes, não estamos abandonando tudo para segui-lo”, continuou.

“Uma mulher notável é discípula e aprendiz, e com isso também é íntima e anda muito perto de Jesus. Mas, isso exige tempo e dedicação. Muitas mulheres querem ensinar, mas não querem aprender, muitas querem orar por cura, mas não têm experiência com Deus, muitas querem ser mestres, mas não querem ser discípulas”, concluiu.

veja também