6 dicas para escolher seu secador de cabelos

A beauty artist Neiva Pena reuniu dicas para ajudar na escolha do secador de cabelos ideal.

fonte: Guiame

Atualizado: Sexta-feira, 24 Novembro de 2023 as 4:33

(Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Element5 Digital).
(Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Element5 Digital).

Hoje em dia o mercado oferece inúmeras versões de secadores de cabelo: os mais compactos, os bivolt, até os mais potentes, usados com muita frequência, incluindo as versões profissionais, utilizadas em salões de beleza.

Pensando nisso, Neiva Pena, beauty artist parceira da Lion do Brasil, reuniu 6 dicas para ajudar na escolha do secador de cabelos ideal. Confira:

1) O trabalho do secador

Primeiro, analise qual o trabalho desse secador: ele será usado em ambiente profissional ou home care? Em quais tipos de fios e em cabelos curtos ou longos? Com essas informações em mãos, você já sabe se seu secador deve ter mais ou menos potência.

Quanto maior a potência, maior a eficiência, ou seja, mais rápido o cabelo será seco. Um cabelo mais curto, por exemplo, não exige uma potência tão grande. A potência recomendada para cabelos mais longos e também para o uso profissional são aqueles secadores a partir de 2100W.

2) Onde ele será usado?

Onde ele será usado? Em um primeiro momento, pode até parecer que isso não importa. Mas alguns secadores vem com cabos maiores, que facilita o manuseio, principalmente se você tem poucas tomadas disponíveis em casa ou se tem uma rotina com viagens.

Se você sempre está em lugares diferentes, viajando, vale a pena investir em um produto bivolt, para garantir seu funcionamento em qualquer lugar e evitar que ele queime justamente naquele momento em que você mais precisa!

3) Qual a necessidade?

O aparelho será usado com qual finalidade: secar, escovar ou finalizar um penteado? Provavelmente, cada membro da família (ou cada cliente) vai precisar de uma função diferente.

Por isso, é importante escolher um aparelho que tenha vários níveis de temperatura e ajustes de velocidade. Essas funções permitem maior controle sobre o calor, evitando possíveis danos ou ressecamento aos fios.

4) Tipo de fio

Qual o tipo de cabelo de quem vai utilizar o secador? Cabelos crespos e cacheados, lisos e ondulados? Para cada tipo, um acessório diferente! Para as do time dos cachinhos os secadores, não precisam ter uma potência tão forte, o ideal é de 2100W a 2400W.

Difusores são indicados para porque ajudar a definir os cachos ao mesmo tempo em que combate ao frizz. Quem tem fios finos e lisos deve optar por um secador com bico concentrador, que direciona o ar de forma precisa, fazendo com que o momento seja mais eficiente e dê mais brilho aos cabelos. 

5) Tecnologia

Cada marca aposta em uma tecnologia para ressaltar uma qualidade. Embora isso possa parecer um mero detalhe, o ruído faz toda a diferença na hora de usar um secador, principalmente se for para uso home care, afinal, um barulho alto pode acordar uma criança ou, dependendo do horário do uso, até incomodar um vizinho.

6) Limpeza

Sim, os secadores de cabelos também precisam ser limpos, assim como as escovas. Por isso, na hora da escolha, procure por opções com grade traseira removível. Ao realizar a remoção de poeiras e resíduos, você garante maior eficiência e maior vida útil do produto.

Depois desse checklist, há ainda alguma pendência? Talvez. Leia atentamente as embalagens, veja o que mais o produto pode te oferecer, como recursos extras, e pense sempre no custo X benefício.

De acordo com Neiva, além de todas essas dicas, vale também pesquisar antes, conferir resenhas na internet e optar por uma marca que seja conhecida para facilitar a assistência técnica caso precise.

“Às vezes, a pessoa pode pensar que secador é tudo igual, que serve ‘apenas’ para secar os cabelos. Mas isso é completamente errado. Com um bom produto em mãos, é possível conseguir um cabelo lindo, um verdadeiro resultado de salão, mesmo de dentro do conforto do seu lar”, finaliza o profissional.

veja também