Couro cabeludo também envelhece? Veja explicação de especialista

Segundo Jackeline Alecrim, a partir dos 35 anos se perde progressivamente cerca de 5% da densidade capilar por ano.

fonte: Guiame

Atualizado: Quarta-feira, 19 Abril de 2023 as 11:03

(Foto: Kampus Production/Pexels)
(Foto: Kampus Production/Pexels)

Manter os fios bonitos e saudáveis exige uma rotina de cuidados, que envolve inclusive a prevenção do envelhecimento do couro cabeludo. É o que explica a cientista Jackeline Alecrim, especialista em cosmetologia avançada.

Assim como a pele, os cabelos e o couro cabeludo também envelhecem devido às alterações que naturalmente ocorrem com o passar dos anos, o chamado declínio fisiológico. 

O envelhecimento do couro cabeludo pode ser observado com a diminuição na quantidade dos fios, a mudança na coloração, no diâmetro e na composição estrutural dos fios, que se tornam inclusive mais ressecados. Além de fatores como à exposição constante a raios ultravioleta (sol), poluição, fumo, estresse, deficiências nutricionais e excesso de químicas capilares. 

Segundo Jackeline, após os 35 anos se perde progressivamente cerca de 5% da densidade capilar ao ano, além do encurtamento na fase de crescimento capilar fazendo com que os cabelos cresçam em ritmo mais lento e que apresentem uma estrutura mais frágil. Por isso, é essencial que os cuidados para prevenir e desacelerar este processo, se inicie nesta idade, antes que os danos se intensifiquem. 

Use produtos que nutrem o couro

A boa notícia é que já existem produtos no mercado que, com fórmulas inovadoras, possibilitam a prevenção do afinamento dos fios, bloqueando a ação de radicais livres que prejudicam o funcionamento dos folículos pilosos. 

Os produtos também podem aumentar a vascularização do couro cabeludo, melhorando a chegada dos nutrientes que são necessários, além de acelerar a reposição de novos fios e reduzir a queda capilar evitando que o cabelo fique frágil e sem vida. Incluindo formulações de uso tópico, como shampoos especialmente elaborados para esta região, práticos de utilizar e facilmente inseridos na rotina diária de cuidados. 

A cientista também alerta para os cuidados básicos com o couro cabeludo, como o uso de bonés durante a exposição solar intensa, evitar banhos muito quentes, realizar boa higienização com produtos adequados para cada tipo de pele e fios, além de manobras delicadas quando for aplicar qualquer produto nesta região. Jamais utilizar as unhas, pentes e escovas que tenham cerdas pouco maleáveis, ou que ofereçam o risco de provocar danos durante o uso.

veja também