MENU

A mudança da Coroa Inglesa e as revelações bíblicas para a atual Inglaterra

Recentemente ocupa os nossos noticiários a morte da Rainha e a coroação de novo Rei. Teria a Bíblia algo a dizer sobre isso?

fonte: Guiame, Bruno dos Santos

Atualizado: Quinta-feira, 15 Setembro de 2022 as 3:14

Rainha Elizabeth II. (Foto: Instagram/theroyalfamily)
Rainha Elizabeth II. (Foto: Instagram/theroyalfamily)

A Bíblia continua atualizada em relação aos tempos que vivemos. As mudanças climáticas, geopolíticas, comportamentais sempre foram temas proféticos nas Sagradas Letras.

Deus sempre atualizou seu povo sobre o que haveria de vir. Criamos compêndios teológicos que limitaram nossa percepção quanto ao Espírito Profético das Escrituras. Criamos linhas de raciocínio para ler com ressalvas determinados textos. Mas os apóstolos pareciam não compreender desta maneira. Paulo nos afirma:

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (2Co 2:14)

Recentemente ocupa os nossos noticiários a morte da Rainha e a coroação de novo Rei. Uma nova Inglaterra que possuiu um dos maiores desafios para um novo tempo que surge sobre a humanidade. Teria a Bíblia algo a dizer sobre isso? Vejamos a clareza das Escrituras para os que possuem discernimento espiritual.

O profeta Isaías fala de uma ilha no capítulo 23, versículo 2. Assim como a Inglaterra uma grande ilha que existe desde os séculos passados. Vejamos o texto a partir do versículo 7:

É esta, acaso, a vossa cidade que andava exultante, cuja origem data de remotos dias, cujos pés a levaram até longe para estabelecer-se? (Isaías 23:7). A antiguíssima Londres, entre os séculos 18 e 20 determinava a cultura vigente e possuía um exército expansionista a ponto de colonizar o distante continente da Oceania.

Quem formou este desígnio contra Tiro, a cidade distribuidora de coroas, cujos mercadores são príncipes e cujos negociantes são os mais nobres da terra? (Isaías 23:8) Aqui com o pseudônimo de Tiro (símbolo da grande cidade portuária e de colonização cultural na Bíblia) Londres é chamada de “distribuidora de Coroas” e por ser ainda detentora da tradição dos Nobres e da câmara dos Lordes.

O texto continua no versículo 15: "Naquele dia, Tiro será posta em esquecimento por setenta anos, segundo os dias de um rei; mas no fim dos setenta anos dar-se-á com Tiro o que consta na canção da meretriz: Toma a harpa, rodeia a cidade, ó meretriz, entregue ao esquecimento; canta bem, toca, multiplica as tuas canções, para que se recordem de ti. (Isaías 23:15-16)

O texto impressionantemente chama os dias de um Rei de um período de 70 anos. Exatamente o reinado da Rainha que mantinha a postura de não interferir - “posta em esquecimento por setenta anos” - Mas que após isso ela (Londres) deveria voltar ao seu antigo ofício de prostituta.

Isso significa que Londres terá agora após a morte da Rainha uma participação mais efetiva no cenário global como nos diz o texto: "Findos os setenta anos, o Senhor atentará para Tiro, e ela tornará ao salário da sua impureza e se prostituirá com todos os reinos da terra." (Isaías 23:7)

O importante é que o texto nos prepara para o que virá após este período. Um novo sistema financeiro global irá chegar em pouco tempo sobre a terra. Isto está sobre os destinos de Deus para o fim dos dias. Vejamos o que Isaías nos mostra após estes acontecimentos que estamos vivenciando:

Eis que o Senhor vai devastar e desolar a terra, vai transtornar a sua superfície e lhe dispersar os moradores. O que suceder ao povo sucederá ao sacerdote; ao servo, como ao seu senhor; à serva, como à sua dona; ao comprador, como ao vendedor; ao que empresta, como ao que toma emprestado; ao credor, como ao devedor. A terra será de todo devastada e totalmente saqueada, porque o Senhor é quem proferiu esta palavra. (Isaías 24:1-3)

A Bíblia fala de uma ação devastadora, mas não relata nenhum incidente da natureza ou cataclismo e sim uma mudança radical nas relações comerciais. Afligindo todas as pessoas, de todas as classes sociais e o texto deixa claro que a terra será SAQUEADA, isto é, roubada, o dinheiro e a relação comercial como conhecemos irá mudar radicalmente. E isto será segundo a Palavra proferida por Deus.

Sim, a Bíblia continua atual e nos atualizando profeticamente sobre os próximos acontecimentos. Para que o nosso coração esteja seguro em Deus e que saibamos que sua vinda é certa. O mundo caminha para o cumprimento das Profecias Bíblicas e Deus continua soberano sobre as nossas vidas e a História. Maranata Vem Jesus!

Bruno dos Santos é um teólogo português, com especialização em desenvolvimento de líderes e grande prática acadêmica em Antigo e Novo Testamento. Autor de diversos artigos e livros, colunista do Guiame e palestrante em diversas áreas sócio teológicas. Casado com Thais Dimitrio, moram na Holanda juntamente com seus cinco filhos.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Como a igreja pode ser luz...

veja também