MENU

O que é ser evangélico?

Paradoxalmente, os evangélicos e suas culturas internas são desconhecidos da maioria das pessoas.

fonte: Guiame, Bruno dos Santos

Atualizado: Quinta-feira, 3 Agosto de 2017 as 12:09

Leitura da Bíblia. (Foto: naszafara.pl)
Leitura da Bíblia. (Foto: naszafara.pl)

Sempre me considerei evangélico por escolha e iniciativa por aproximadamente 19 anos. Já sofri preconceitos, desconfianças, opiniões levianas, enfim, uma série de situações que estão relacionadas com aprendizagem, com iniciativas, com abordagens, com acertos e erros que são naturais na vida inacaba e imperfeita que vivemos.

Somos a religião que está na mídia, gastamos mais com televisão do que com obra missionária no Brasil, somos a mais observada, a mais comentada nas redes sociais, e que está em franco crescimento em nossos dias.

Paradoxalmente, os evangélicos e suas culturas internas são desconhecidos da maioria das pessoas. Somos “guetistas”, vivemos inclausurados em nossos templos com nossas atividades e demandas internas, e por isso somos estranhos aos olhos de quem não convive nesse contexto conosco.

Mas os evangélicos não são um corpo homegêneo de pessoas. Somos diferentes uns dos outros, e até mesmo o conceito de Deus muda de instituição pra outra. Doutrinariamente somos diferentes em muitas aspectos.

Diferentes do catolicismo, não seguimos a um líder mundial e não há um líder que representa ou fala pela massa. Isto posto queria esclarecer que:

1. Ser evangélico é crer no Evangelho para a Salvação e experimentar todos os dias um relacionamento real com Deus, e não praticar uma religião ou ir à um culto religioso.

2. Ser evangélico é acreditar na revelação de Deus através da sua Palavra, e não na religião criada pelo homem, nem o conceito de um deus idealizado.

3. Ser evangélico é compreender que a vida é um presente de Deus, e que não podemos viver iludidos em uma redoma religiosa, uma bolha gospel.

4. Ser evangélico é procurar ser bom, tentar ser melhor a cada dia, mesmo com nossos defeitos, pecados, medos e conflitos. Ser religioso é um patrimônio do hipócrita que acredita na isenção de seu pecado em detrimento de um caráter "aparentemente" irretocável.

5. Ser evangélico é ser discípulo de Jesus, é fazer parte de uma turma que é composta de Joãos, Pedros, Tomés, Paulos e Judas…e que sempre um vai ser diferente do outro, no contexto, na relação e na devoção com Jesus.

Então quando digo que sou evangélico, apenas estou reafirmando que prossigo para o alvo que é Cristo. Só estou dizendo que um dia eu aceitei Jesus pra curar e reestruturar todas as minhas imperfeições. E que estou em processo de construção de uma nova criação. Só isso... religião é outra coisa!

 

*O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 

 

 

 

veja também