Vivemos em um mundo onde uma das grandes preocupações reside nos recursos essenciais para a vida humana, como água, combustíveis e alimentos. Estes enfrentam uma discussão séria sobre a melhor forma de utilização. No entanto, surge a questão: qual é o problema fundamental com esses recursos? A resposta é que são esgotáveis, ou seja, podem acabar.
Em escala global, há um amplo debate sobre como utilizar esses recursos de maneira sustentável, a fim de evitar seu esgotamento, visto que isso acarretaria dificuldades significativas para a sobrevivência de todos. Assim, enfrentar esse desafio torna-se uma tarefa complexa, dada a incerteza em relação ao futuro.
Começando a refletir sobre isso, pude glorificar ao Pai, porque Ele jamais será uma fonte esgotável!
É nEle que encontramos a força e a inspiração constantes de que precisamos. Muitos buscam em lugares equivocados, como conquistas materiais ou reconhecimento humano, a satisfação que anseiam. No entanto, há uma fonte incomparável – e inesgotável – frequentemente negligenciada: Deus, o Pai.
Ao escolher Deus como nossa força, habilidade e inspiração, abrimos as portas para uma fonte de apoio em todas as áreas de nossa vida – física, emocional e espiritual – que é infinita. O apóstolo Paulo nos ensina que nada pode nos separar do amor de Deus. Não é algo maravilhoso? (risos). Ele é verdadeiramente inesgotável!
Leia! E grave em seu coração:
“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8:35,38-39).
Ao nos apoiarmos em Deus como a fonte principal de nossa força, encontramos uma base sólida para enfrentar os desafios da vida. E isso é renovável toda manhã. Veja o que disse o profeta Jeremias:
“Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!” (Lamentações 3:22,23 – Grifei).
A Bíblia nos ensina sobre a importância de confiarmos em Deus, a fonte inesgotável. Em Provérbios 3:5-6, encontramos a seguinte orientação: "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas."
Em um mundo repleto de incertezas e temores, podemos ancorar nossa vida com segurança no Pai. Podemos torná-Lo nossa força e fonte de inspiração para uma vida cada vez mais produtiva e com propósitos.
O salmista declara no Salmo 18:28: "Pois tu, Senhor, acendes a minha lâmpada; o meu Deus transforma em luz as minhas trevas." Ao permitir que Deus ilumine nossas vidas, descobrimos uma "claridade" que jamais se apaga, nunca se esgota e não tem fim.
Ao escolher Deus, o Pai, como nossa força, habilidade e inspiração, demonstramos nossa confiança nEle para superar os desafios da vida. Você está disposto(a) a fazer de Deus a sua força e inspiração?
O Pai ama você!
Darci Lourenção
Darci Lourenção é psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor”, “Viva sem compulsão” e “Devocional Minha Família no Altar”.
* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Desbravando Mares Desconhecidos: Vencer o Medo do Novo