Resistindo às ciladas do diabo com o poder e a armadura de Deus

Devemos saber que o poder pertence a Deus e nos revestir da armadura de Deus para ficarmos firmes no dia mau.

fonte: Guiame, Darci Lourenção

Atualizado: Sexta-feira, 27 Setembro de 2024 as 2:33

(Foto: Unsplash/Fa Barboza)
(Foto: Unsplash/Fa Barboza)

O diabo está ao nosso derredor, mas o lugar dele é debaixo dos nossos pés. Este é o ensinamento que a Palavra de Deus nos traz e que podemos e devemos utilizar nos momentos em que as lutas parecem não ter fim. Devemos saber que o poder pertence a Deus e nos revestir da armadura de Deus para ficarmos firmes no dia mau.

Veja: 

A Bíblia nos alerta claramente sobre a presença do inimigo. Em 1 Pedro 5:8, somos instruídos a estar "sóbrios e vigilantes", pois "o diabo, vosso adversário, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar".

Pedro enfatiza a constante ameaça espiritual à qual estamos expostos, mas ao mesmo tempo, ele nos lembra que, como filhos de Deus, devemos viver com a certeza de que o diabo não tem autoridade final sobre nossas vidas.

Em Romanos 16:20, o texto reforça essa verdade: "E o Deus da paz, em breve, esmagará Satanás debaixo dos vossos pés".

Nisso, vemos que nossa posição em Jesus nos concede o poder e a autoridade para manter o inimigo em submissão, ou como a Bíblia diz: embaixo dos nossos pés.

O poder pertence a Deus, não a nós

A essência da nossa vitória sobre o diabo não está em nossa própria força, mas no poder soberano de Deus.

O Salmo 62:11 afirma: "Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus". Essa afirmação é essencial para compreendermos que, sem Deus, somos vulneráveis, mas com Ele, somos mais do que vencedores (Romanos 8:37).

Os desafios espirituais e as tentações são inevitáveis, vivemos constantemente em guerra espiritual: dentro de casa, no ambiente de trabalho ou escolar, na vizinhança etc. Mas devemos sempre lembrar que nossa força está no Senhor.

Revestir-se da armadura de Deus é essencial

Em Efésios 6:11-13, Paulo nos exorta a vestir "toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo". Ele detalha cada peça dessa armadura, do cinto da verdade à espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.

Esta passagem nos ensina que a nossa proteção contra o ataque espiritual está diretamente relacionada ao quanto estamos preparados e alinhados com as verdades bíblicas.

O psicólogo cristão Larry Crabb ensina que "a transformação espiritual ocorre quando o coração é alinhado com as verdades de Deus". Esse alinhamento nos permite não apenas resistir ao diabo, mas também avançar espiritualmente.

A armadura espiritual como proteção mental e emocional

Além de ser uma proteção contra as forças espirituais, a armadura de Deus também nos protege mental e emocionalmente. A "couraça da justiça" e o "capacete da salvação" falam sobre a importância de proteger o nosso coração e a nossa mente.

Paulo sabia que o inimigo tenta atacar nossas emoções e pensamentos, e, por isso, nos chamou a manter a mente focada em Cristo. A pregadora Joyce Meyer foi no ponto, quando disse: “Está tendo um dia difícil? Coloque sua mão sobre seu coração. Sente isso? Isso se chama propósito. Você está vivo por uma razão. Não desista.”

Portanto, devemos constantemente renovar nossa mente (Romanos 12:2) para estar prontos para os desafios que enfrentamos.

A vitória é uma promessa, mas a luta é real

Embora sejamos chamados à vitória, a luta contra o mal é permanente. Há uma frase interessante de Jean-Marie Vianney, quie diz: “Se na tua caminhada não bateres de frente com o diabo, é porque estás caminhando na mesma direção que ele.”

Tiago 4:7 nos aconselha a "sujeitar-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós". O diabo foge diante da nossa resistência em Cristo, mas isso exige um esforço ativo de nossa parte. Resistência é força contra força. O mais forte vencerá!

Quando estamos sujeitos à autoridade divina, o inimigo não pode nos tocar. Devemos, portanto, nos manter vigilantes, confiando na soberania de Deus para nos guardar.

Embora o diabo esteja ao nosso redor, a promessa da Escritura é clara: Deus é a nossa fortaleza e proteção. Como está escrito em Isaías 54:17: "Toda arma forjada contra ti não prosperará".

A confiança de que o inimigo já está derrotado pela obra do nosso Pai nos permite viver em vitória constante. Assim, ao nos revestirmos da armadura de Deus e submetermos nossos corações ao Seu poder, podemos ter a plena certeza de que o diabo, embora tente nos derrotar, será derrotado, porque ele está sempre debaixo de nossos pés.

 

Darci Lourenção é psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor”, “Viva sem compulsão” e “Devocional Minha Família no Altar”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Deus está conosco nos pequenos trechos e em todo o caminho

veja também