MENU

Arminianismo e sua Referência no Superman

O super-herói Superman foi criado pela dupla de autores de quadrinhos Joe Shuster e Jerry Siegel, que eram judeus.

fonte: Guiame, Ediudson Fontes

Atualizado: Terça-feira, 2 Janeiro de 2024 as 1:55

Christopher Reeve interpretando Superman. (Captura de tela/YouTube/HD Film Tributes)
Christopher Reeve interpretando Superman. (Captura de tela/YouTube/HD Film Tributes)

Superman é o herói de histórias em quadrinhos da DC Comics. Ele é um dos maiores símbolos da DC Comics e da cultura pop. Embora haja fãs que prefiram personagens como Batman, Homem-Aranha, Thor, Hulk, Mulher-Maravilha, Goku, entre outros, eles reconhecem que o Superman é o símbolo máximo de heroísmo para o todos os super-heróis, por ser um personagem forte, altruísta e otimista.

O herói da DC Comics serviu de inspiração para o surgimento de diversos personagens, de acordo com o site nerd O Vício. Entre eles, destacam-se nomes como Marvel Azul, Hipérion, Samaritano, Mister Majestic, Supremo, Apolo, Sentinela, Capitão Pátria, Plutoniano e Omni-Man. Outro site nerd, o Legião dos Heróis também elabora uma lista de heróis inspirados pelo Superman, acrescentando três personagens: Shazam (Capitão Marvel), Gladiador, Astonishman e Alpha One.

Superman foi criado pela dupla de autores de quadrinhos Joe Shuster e Jerry Siegel, que eram judeus. Sua primeira aparição aconteceu no verão de 1938, na revista Action Comics N°1. Nascido no planeta Krypton, o personagem recebeu o nome de Kal-El. Ele foi enviado à Terra por seu pai cientista, Jor-El, momentos antes da explosão de Krypton. A nave pousou na cidade de Smallville, onde o jovem Kal-El foi encontrado pelo casal de fazendeiros Jonathan Kent e Martha Kent.

Conforme cresceu, Kal-El descobriu que tinha habilidades sobre-humanas. Quando não está com o tradicional uniforme azul e vermelho, ele vive como Clark Kent, desempenhando a função de repórter/jornalista no Planeta Diário da cidade de Metrópolis. Segundo Hagazo, os criadores do personagem “usaram Sansão, o sujeito mais forte que a Bíblia narra, e Moisés, que ajudou a libertar os israelitas da escravidão. A Bíblia foi uma referência forte de características para a noção do que seria um grande herói”.

Segundo o youtuber, esses personagens bíblicos do Antigo Testamento, foram usados para a construção do Superman. O primeiro é Sansão, que foi um dos juízes da nação de Israel, que cumpria o voto de nazireado. E o segundo foi Moisés, o libertador da nação de Israel e grande legislador.

Moisés é uma tipologia de que Jesus Cristo, pelo que Ele faria para a humanidade. Não podemos nos esquecer do contexto que os criadores do Superman estavam vivendo. Em 1929, os EUA estavam passando pela crise pós-Segunda Guerra. Os autores procuravam levar uma mensagem de esperança para as pessoas daquela época. Com o tempo, a influência do Senhor Jesus Cristo foi utilizada na criação do Superman.

Segundo Hagazo, “Dos céus, o Pai envia Seu filho único para salvar a terra e quando ele chega aqui, é criado por pais adotivos, pessoas boas. No caso de Jesus, quem o cria é Maria e José; no caso do Superman é Martha e Jonathan. Até a semelhança das letras iniciais foi mantida”. E acrescenta: “Superman luta pela verdade e justiça, assim como Jesus. Aliás, esses são os princípios bíblicos para as grandes missões relatadas na Bíblia”.

Hunter faz também as suas contribuições acerca das semelhanças entre Jesus Cristo e Superman. No vídeo, o youtuber destaca o sacrifício do Superman que é uma referência à morte de Jesus Cristo. Ele usa como base o quadrinho “A morte do Superman”, que foi publicado no ano de 1992 , e os filmes “Superman – O Retorno” (dirigido por Bryan Singer e interpretado por Brandon Routh)” e “Homem de Aço” (dirigido por Zack Snyder e interpretado por Henry Cavill). Acrescenta na lista, o seriado “Smallville” [9° temporada, episódio 22], interpretado pelo Tom Welling. No vídeo, Hunter faz menção do casal Kent que eram religiosos, como iremos destacar: “Clark Kent foi criado como metodista. Enquanto crescia em Smallville, Kansas, Clark Kent participava dos cultos de domingo na igreja metodista local com sua mãe, Martha Kent, semanalmente até a idade de quatorze anos. Estes aspectos do personagem não são especulativos, mas são registros seguros – publicado pela DC Comins.” 

A Igreja Metodista fundamenta-se no Arminianismo, que é um “sistema de pensamento teológico baseado em Jacó Armínio [...] que [defende] a salvação é oferecida para todos” (FONTES, 2018, p. 13). O ensino arminiano é bíblico, porque crê que Deus ama a todos e deseja salvar a todos (João 3:16; 1 Timóteo 2:4).

O teólogo holandês discordou do calvinismo, argumentando que, se Deus não ama a todos, Seu caráter torna-se contraditório em relação aos Seus atributos. Segundo Olson, “o verdadeiro cerne da teologia arminiana é o caráter amoroso e justo de Deus; o princípio formal do Arminianismo é a vontade universal de Deus para salvação” (OLSON, 2013, p.125). A salvação é oferecida para todos porque Deus ama a todos e não faz acepção de pessoas.

As histórias do Superman, sejam elas na Era de Ouro ou Prata, no clássico “Superman – O filme”, de 1978 (interpretado por Christopher Reeve), e nas animações, as histórias do Superman sempre demonstram que todos são alvo da salvação e não apenas alguns. A essência desse conceito é a prova de que o personagem aprendeu com Arminianismo. Outro ponto a ser destacado no personagem é o seu otimismo. Superman se destaca como um dos heróis mais otimistas. John Wesley, que é o Pai do Metodismo e arminiano, tem o seu posicionamento de ser “otimista da graça” e não otimista antropológico.

Segundo Wesley, “uma fé [salvadora] como esta [transmitida pela graça] não pode deixar de mostrar evidentemente o poder de Deus que a inspira, libertando seus filhos do jugo do pecado e purificando suas consciências de obras mortas” (WESLEY, 1984, vol. 1, p. 406). A graça de Deus liberta e transforma o ser humano a sair de uma vida sem Deus, para ter vida com Deus e produzir boas ações. Wesley é conhecido como “teólogo prático”, devido ao seu foco na vida cristã e na busca da santidade para produzir boas obras, com o envolvimento em várias agendas sociais de sua época.

Referências bibliográficas:

FONTES, Ediudson. Panorama da Teologia Arminiana. São Paulo: Editora Reflexão, 2018.

Olson, Roger. Teologia Arminiana: Mitos e Realidades. São Paulo: Editora Reflexão, 2013.

WESLEY, John. Sermon 17 – Circumcision of the Heart. In: The works of John Wesley. Bicentennial Edition (Nashville: Abingdom Press, 1984). vol. 1.

Hagazo, Você sabia que Superman foi inspirado em Jesus Cristo? – A Origem do Superman. https://www.youtube.com/watch?v=btMQ7nC73ck

HUNTER, Apollo. Superman é uma alusão a Jesus Cristo? https://www.youtube.com/watch?v=1tPDFSbetrw

https://ovicio.com.br/10-personagens-inspirados-no-superman/

https://www.legiaodosherois.com.br/lista/10-personagens-que-foram-inspirados-no-superman.html

https://pt.scribd.com/doc/29630427/A-filiacao-religiosa-do-personagem-de-quadrinhos-SUPERMAN

Ediudson Fontes é Pastor auxiliar da Assembleia de Deus – Ministério Cidade Santa no RJ. Teólogo. Pós-graduação em Ciência das Religiões. Mestrado em Teologia Sistemática. Professor de Teologia, autor das obras: “Panorama da Teologia Arminiana”, “Reforma Protestante e Pentecostalismo – A Conexão dos Cinco Solas e a Teologia Pentecostal” e “A Soteriologia na relação entre Arminianismo e Pentecostalismo”, todos publicados pela Editora Reflexão. Casado com Caroline Fontes e pai de Calebe Fontes.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: A Importância do Ministério Pastoral no Arminianismo

veja também