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A Importância da Doutrina da Eleição - Parte 3

A eleição da Igreja do Senhor Jesus é incondicional, mas para participar dessa eleição, só através da forma condicional.

fonte: Guiame, Ediudson Fontes

Atualizado: Terça-feira, 20 Setembro de 2022 as 1:29

(Foto: Piqsels)
(Foto: Piqsels)

Nos artigos anteriores, tratamos da eleição da nação de Israel e a eleição de Jesus Cristo como Salvador do mundo. No presente artigo, vamos trabalhar com a eleição da Igreja. O Soberano Deus em Jesus Cristo, fundou a Sua Igreja para o propósito da proclamação do evangelho (Mateus 28:20; Marcos 16:15; Atos 1:8).  Couto, afirma que essa eleição foi corporativa, isto é, Ele elegeu a Igreja, visto que, “nos elegeu [a Igreja] nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor” (COUTO, 2014. Página 40). Assim como, Deus separou Abraão, e por consequência, surge a nação israelita, Deus, em Jesus Cristo elegeu a Igreja para sermos um povo santo e expressar as grandezas de Deus, e herdar como destino a eternidade nos céus, isso chamamos de eleição corporativa. Segundo, Robert Shank, “o organismo corporativo de eleitos é compreendido de indivíduos. Mas a eleição é primariamente corporativa, e secundariamente particular” (SHANK, 2015. Página 45).

A eleição da Igreja do Senhor Jesus é incondicional, mas para participar dessa eleição, só através da forma condicional. Segundo Fontes, “Ele [Deus] sendo eterno e soberano, sabe lidar com o tempo, e a história da humanidade. Ele é o Senhor do tempo. Ele criou o tempo, acompanha o tempo e intervém a ele. Só um Deus atemporal pode fazer isso! Só Ele pode estabelecer uma eleição condicional perfeita” (FONTES, 2020, p.124). A salvação em Jesus Cristo, é oferecida para todos (João 3:16), mas só quem crer que desfrutará a vida eterna. A Bíblia esclarece que a eleição não é de uma forma aleatória ou mérito humano. A eleição da Igreja é pela graça. A graça de Deus é manifestada a todos (Tito 2:11), não é seletiva como alguns ensinam. O Deus de graça deseja que todos se salvem (1 Timóteo 2:4), cresçam nessa graça para o amadurecimento da fé cristã.

Por que a eleição é condicional à fé em Jesus Cristo? Porque a Bíblia ensina que a salvação é para todos, mas só quem corresponde o Seu convite salvífico que receberá a salvação (João 3:16). Logo, recebendo Jesus, em sua vida nascerá de novo (João 3:3), porque em Jesus Cristo temos uma novidade de vida (2 Coríntios 5:17), antes estávamos mortos espiritualmente em pecado, mas agora em Cristo Jesus temos vida (Efésios 2:1 – 5) e nos tornamos filho de Deus (João 1:12). Usufruindo a justificação pela fé (Romanos 5:1), separado Nele (1 Pedro 1: 15 e 16), portanto tornam-se unidos a Ele, torna-se um “eleito em Cristo” (Efésios 1: 3 -6). Sendo, um eleito em Cristo, somos predestinados a fazer parte da Igreja do Senhor que irá morar no céu (Romanos 8:29 e 30). Essa base teológica é um dos pilares do arminianismo. Alguns versículos bíblicos que mostram a eleição condicional encontram-se em João 3:15-16, 36; 4:14; 5:24, 40; 6:47,50-58; 20:31; Romanos 3:21-30; 4:3-5, 9, 11, 13, 16, 20-24; 5:1-2; 9:30-33; 10:4, 9-13; 1 Coríntios 1:21; 15:1-2; Gálatas 2:15-16; 3:2-9, 11, 14, 22, 24, 26-28; Efésios 1:13; 2:8; Filipenses 3:9; Hebreus 3:6, 14, 18-19; 4:2-3; 6:12; 1 João 2:23-25; 5:10-13, 20.

Bibliografias

COUTO, Vinicius. Em Favor do Arminianismo-Wesleyano – Um estudo bíblico, teológico e exegético de sua relevância na contemporaneidade. São Paulo. Editora Reflexão. 2016.

FONTES, Ediudson. A Soteriologia na relação entre o Arminianismo e Pentecostalismo. São Paulo. Editora Reflexão. 2020.

SHAK, Robert. Eleitos no Filho – Um estudo sobre a doutrina da eleição. São Paulo. Editora Reflexão. 2015.

Ediudson Fontes é Pastor auxiliar da Assembleia de Deus – Ministério Cidade Santa no RJ. Teólogo. Pós-graduação em Ciência das Religiões. Mestrado em Teologia Sistemática. Professor de Teologia, autor das obras: “Panorama da Teologia Arminiana”, “Reforma Protestante e Pentecostalismo – A Conexão dos Cinco Solas e a Teologia Pentecostal” e “A Soteriologia na relação entre Arminianismo e Pentecostalismo”, todos publicados pela Editora Reflexão. Casado com Caroline Fontes e pai de Calebe Fontes.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: A importância da Doutrina da Eleição - Parte 2

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