Solus Christus é a segunda das Solas que sintetizam a teologia dos reformadores. Esse pila explica a centralidade de Jesus Cristo nas Escrituras. Ele é o Verbo de Deus (João 1:1), o Salvador do mundo (João 3:16) e o único caminho para o Pai (João 14:6).
Os reformadores enfatizavam a importância de colocar o Senhor Jesus no centro das pregações. Conforme Anglada, "a pregação reformada é particularmente cristocêntrica [...] sua pessoa, morte expiatória, ressurreição e reino eram o tema sempre presente das mensagens deles" (ANGLADA, 2005, p. 123).
Jesus é a Cabeça da Igreja, e nós, como Corpo de Cristo, devemos obediência a Ele.
Mas os pentecostais seguem o Solus Christus? Embora sejam um grupo religioso que enfatiza o poder do Espírito Santo, sua teologia é totalmente cristocêntrica. Para fundamentar esse argumento, baseamo-nos no quadrilátero assembleiano, cuja origem está na pregação dos pioneiros das Assembleias de Deus: "Jesus Cristo salva, cura, batiza com o Espírito Santo e breve voltará."
O primeiro tópico do quadrilátero assembleiano é "Jesus Cristo salva". Os pentecostais reconhecem a centralidade de Jesus Cristo como o único capaz de oferecer salvação, não por méritos humanos, mas exclusivamente por Sua graça, conforme ensinado em Efésios 2:8: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus."
O segundo tópico é "... cura...". A cura divina é reconhecida como um dos dons espirituais mencionados em 1 Coríntios 12:1-11. Os pentecostais acreditam na atualidade desses dons, dados para a edificação do Corpo de Cristo e para que Deus seja glorificado.
Entretanto, aqueles que utilizam os dons espirituais para serem "exaltados" ou "promovidos" estão completamente distantes das Escrituras e da teologia reformada.
O terceiro tópico é "... batiza com o Espírito Santo...". Os pentecostais creem que as manifestações do poder do Espírito Santo, incluindo o falar em línguas, que ocorreram na Igreja Primitiva, continuam acontecendo nos dias de hoje. O próprio Jesus prometeu esse revestimento em Atos 1:8. Esse evento aconteceu na Igreja Primitiva (Atos 2) e permanece atual, pois Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13:8).
Parafraseando Robert Menzies: "Pentecostes – Essa história é a nossa história."
O último tópico é "... breve voltará". O pentecostalismo global aceita as diferentes visões escatológicas existentes, como amilenismo, pós-milenismo ou pré-tribulacionismo. Ninguém é menos "pentecostal" por adotar uma dessas perspectivas, pois a essência está na crença central de que Jesus Cristo voltará. Essa expectativa da segunda vinda de Cristo une os pentecostais em sua fé e esperança escatológica.
Ediudson Fontes é Pastor auxiliar da Assembleia de Deus – Ministério Cidade Santa no RJ. Teólogo. Pós-graduação em Ciência das Religiões. Mestrado em Teologia Sistemática. Professor de Teologia, autor das obras: “Panorama da Teologia Arminiana”, “Reforma Protestante e Pentecostalismo – A Conexão dos Cinco Solas e a Teologia Pentecostal” e “A Soteriologia na relação entre Arminianismo e Pentecostalismo”, todos publicados pela Editora Reflexão. Casado com Caroline Fontes e pai de Calebe Fontes.
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