Em qual tempo Deus te abençoa?

Ainda que você esteja num vale de sombra da morte, nos abismos que chamaram outros abismos, Ele se faz presente.

fonte: Guiame, Edmilson Ferreira Mendes

Atualizado: Quinta-feira, 28 Novembro de 2024 as 3:56

(Foto: Pexels/Jacob Kinneman)
(Foto: Pexels/Jacob Kinneman)

Presente, passado ou futuro? Sim, no passado Ele já te abençoou. E o fez, ainda que não se lembre ou reconheça, das mais variadas formas, nos mais variados momentos. E que momentos, foram decisivos! Exemplos? Sua concepção. Seu nascimento. O primeiro dentinho. As primeiras palavras. O primeiro dia na escola. O primeiro chocolate, ahhh, o primeiro chocolate!!!...

E no futuro? Lá existem bênçãos reservadas que não podem ser buscadas na lembrança, afinal, não aconteceram, devem ser buscadas na fé, na esperança de quem sonha, projeta, busca, luta, aguarda, espera. Acontecerão? Quem sabe. Entre nós, ninguém sabe, somente o Pai sabe como será, se será. O fato é, muitos que esperaram, alcançaram. Muitos que esperavam de uma forma, a bênção veio, mas de outra forma, que surpreendeu e deixou igualmente feliz e agradecido o coração que esperou.

Até aqui já dá pra perceber que Deus nos abençoa em todo o tempo. Porém existe uma realidade a se considerar, encarar e assumir. O passado, passou. O futuro é lá na frente, ainda não chegou. Ou seja, a resposta objetiva está no presente, este é o tempo no qual Deus nos abençoa e podemos viver, sentir, nos relacionar.

Poeticamente, o Salmo 46:1, nos leva para um lugar seguro quanto as expectativas que temos sobre as bênçãos que somente o Senhor pode dar já, agora, hoje. Diz o Salmo: “O Senhor é meu refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” O “Eu sou” é! O Senhor é! É assim que o verso se inicia, com uma afirmação inequívoca, Ele é!

Ele é refúgio e fortaleza. Portanto um refúgio seguro, que proporciona proteção para os embates e dilemas da alma, do coração, da vida. Como uma verdadeira fortaleza sentimos que estamos sendo defendidos da forma mais sublime, mais incrível, mais santa, mais perfeita, enfim, por Ele somos defendidos de forma absolutamente eficaz.

E tudo isso acontece na dinâmica confortadora de que Ele é “socorro bem PRESENTE”. Ou seja, Ele não é socorro de vez em quando, Não é socorro num passado distante e hoje, infelizmente, já não socorre mais. Não é socorro para uma necessidade futura, talvez. Nada disso. Ele é PRESENTE! Sempre, o tempo todo, a vida inteira, Ele é!

É bem presente na UTI, no bar no qual tantos tentam fugas de suas realidades, no casamento que está por um fio, no coração adolescente que se sente rejeitado na turma, na família, na prova do Enem, no secreto do coração, na dor reprimida, nos vazios causados por humilhações, no fundo do poço, enfim, não existem portas do inferno que resistam ou impeçam a presença dEle, Ele é socorro bem PRESENTE!

Em qual tempo Deus te abençoa? Hoje, agora, aí. Ainda que você esteja num vale de sombra da morte, nos abismos que chamaram outros abismos, Ele se faz presente. Podemos não entender o porquê de certas dores, derrotas e sofrimentos, mas não devemos deixar de crer, Ele é socorro bem PRESENTE, está trabalhando e chegará o tempo de entendermos os processos, as lições, as bênçãos.

 

Edmilson Ferreira Mendes é escritor, pastor, teólogo, observador da vida.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Quando o melhor não é o melhor

veja também