MENU

“Cingi os vossos lombos!”

Jesus estava fazendo uma referência comum da época, que significava basicamente organizar as vestes para facilitar os movimentos.

fonte: guiame, Fernando Sousa

Atualizado: Terça-feira, 11 Fevereiro de 2025 as 2:55

(Foto: FreeBible)
(Foto: FreeBible)

“Estejam vestidos, prontos para servir, e mantenham suas lâmpadas acesas, como se esperassem o seu senhor voltar do banquete de casamento. Então poderão abrir-lhe a porta e deixá-lo entrar no momento em que ele chegar e bater. Os servos que estiverem prontos, aguardando seu retorno, serão recompensados. Eu lhes digo a verdade: ele mesmo se vestirá como servo, indicará onde vocês se sentarão e os servirá enquanto estão à mesa! Quer ele venha no meio da noite, quer de madrugada, ele recompensará os servos que estiverem prontos.” – Lucas 12:35-38

O texto de Lucas 12, citado acima, são palavras do próprio Jesus. Trata-se de uma das passagens mais necessárias e, ao mesmo tempo, encantadoras do Novo Testamento.

Algumas versões bíblicas utilizam a expressão “cingi os vossos lombos” em vez de “estejam vestidos”. Talvez você já tenha ouvido esse termo antes, mas já refletiu sobre o seu significado? Jesus estava fazendo uma referência comum da época, que significava basicamente organizar as vestes para facilitar os movimentos. Naquele tempo, tanto homens quanto mulheres usavam túnicas longas, o que poderia dificultar tarefas diárias, trabalhos no campo ou até mesmo combates em caso de conflitos. Para resolver isso, as pessoas prendiam e ajustavam suas vestes, preparando-se para agir com agilidade e prontidão.

Se pensarmos nisso de forma prática, podemos imaginar que as roupas daquele tempo não eram ideais para o trabalho árduo ou para uma batalha, não é verdade?

É exatamente essa a ideia que Jesus quis transmitir ao dizer “estejam vestidos” ou “cingi os vossos lombos”. Na versão citada da NVI, ele ainda acrescenta: “prontos para servir”. Essa passagem traz tanto um alerta quanto uma promessa: aqueles que estiverem preparados para o grande dia, quando o Noivo voltar, serão recebidos pelo próprio Jesus, que os servirá à mesa no banquete celestial! Uau! Que promessa extraordinária!

Jesus sabia que enfrentaríamos desafios e muitas distrações – inclusive aquelas que surgem no próprio serviço a Ele. Mas, enquanto buscamos viver a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, quero te fazer um convite: esteja pronto e mantenha sua lâmpada acesa. O óleo dessa lâmpada vem do próprio Deus e nasce de um lugar de intimidade constante com Jesus. Que o Senhor nos conduza a esse lugar e que cada fruto gerado seja resultado do tempo passado em Sua Presença, porque só assim estaremos verdadeiramente preparados e produziremos frutos eternos.

 

Fernando Sousa é pastor, apaixonado por Jesus, missionário e líder da Base da Missão Iris Global em Portugal. Casado com Nathalia Diaz e pai do Christofer.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Aliança com os olhos

veja também