Quem vive para cantar, sabe que para cair na graça e no gosto do povo, uma música não pode se negar a cantar o amor. E o amor que mais se canta, claro, é o amor pelo outro. Menos na igreja, onde o foco recai sobre o amor por Deus e o amor de Deus. Gosta mesmo é da cantar mais sobre o seu amor por Deus do que sobre o amor de Deus por ela.
E o amor próprio? Bem, esse amor não conta nem canta. Nem na igreja? Aí que não se canta mesmo. Em seu cultos não existe lugar para se cantar sobre o amor de si para si. Se a letra de "Eu me amo", do Ultraje a Rigor, fosse a letra de um hino, não seria muita usada em sua ordem de culto. E se viesse a ser usada, nem todo mundo abriria a boca para cantar a plenos pulmões o refrão: "Eu me amo, eu me amo. Não posso mais viver sem mim".
Além de não cantar sobre o amor próprio, a gente, de igual forma, quase não prega - para não dizer nunca prega - sobre o tema. Quer ver: Qual foi a última vez que você ouviu alguém pregar sobre o amor que deve sentir por si mesmo? Não vai se lembrar. Eis, talvez, uma outra razão porque há entre nós "muitos fracos e doentes e não poucos que dormem" (I Co 11:30). Sim, além de tirar a força e a saúde, a falta de amor próprio tira a própria vida. E tira do pior modo, aos poucos. Assim sendo, o tema do amor próprio não um tema menos importante do que os temas do amor por Deus e do amor por outrem.
Diante disso, não seja ignorante acerca do amor próprio. O crente em Jesus é chamado por Jesus a amar-se: "E amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 19:19). Se você amar o seu próximo não "como", mas "mais" do que a si mesmo, o amor vai lhe fazer mais mal do que bem. E, sendo bem franco, amor que faz mal para si mesmo não é um amor normal. A Bíblia diz que "ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida" (Ef 5:29, NVI).
Você, talvez, tenha feito para si mesmo várias juras de amor por si mesmo. Disse que jamais iria deixar de se amar. Que iria amar a si mesmo até o fim. Mas, assim como Pedro, que negou o seu amor por Jesus, você, muitas e muitas vezes, negou para si mesmo o seu amor. O que você disse não deu em nada. Você não se aguentou. Tocou o sino! Abriu mão de si. Já não se cuida mais como antes. Não se dá mais atenção. Pensa que não vale mais nada.
Mas, assim como fez com Pedro, Jesus quer ajudar você a voltar a se amar de novo. E a questão dele para você não é outra senão a questão das questões, a questão do amor. Jesus não quer saber de mais nada. Não quer saber como, quando e porque você deixou de se amar. Jesus quer saber apenas isto: "Você se ama?" Se você disser, "Sim, Senhor, eu me amo", ele lhe dará apenas uma ordem simples e clara, mas essencial: "Então, cuide de si mesmo". Vamos, deixe Jesus trazer de volta o seu amor próprio!