MENU

Tem lama no seu sapato

Muitos não mexem com a lama alheia por nada. E o que os leva a adotar essa atitude? Medo. Não é fácil apontar a lama nem ter a lama apontada

fonte: Guiame, Genilson Soares da Silva

Atualizado: Terça-feira, 10 Março de 2015 as 2:33

Tênis sujo
Tênis sujo

Ao deixar o carro na frente do templo de uma das igrejas onde sou pastor, pisei na lama. Mas, como não notei o ocorrido, segui em frente com lama e tudo. Com lama, entrei no templo, abracei duas crianças, beijei a face de uma irmã idosa, dei tapinha nas costas de alguém. Com lama, falei com Deus, assisti à aula bíblica, ouvi a leitura da palavra de Deus, acenei para quem estava do meu lado, louvei a Deus, assisti uma peça de curta duração, fiz apelo para salvação. Veja quantas coisas feitas com lama.

Foi, então, que, indo à frente para pregar, uma irmã me chamou no canto. Com gesto simples e fala amável, me disse: "Pastor, tem lama no seu sapato". Nem todos reagem assim. Muitos não mexem com a lama alheia por nada. E o que os leva a adotar essa atitude? Medo. Não é fácil apontar a lama nem ter a lama apontada. Se quem aponta a lama em alguém, está muito sujo de lama, por dentro e por fora, então, fica ainda mais difícil. Desse modo, para não mexer com a sua lama, deixa a lama do outro quieta. Um pacto sútil, por assim dizer, é feito entre os sujos de lama. E assim, cada um segue a sua vida, com a sua própria lama.

E quem não está sujo de lama, se arrisca a chamar quem se sujou de lama para bater um papo sério sobre a lama? Não, na maior parte das vezes. Sabe que o outro pode não gostar de ouvir alguém expor ou mostrar a sua lama. E muitos são assim mesmo. São seus amigos do peito, desde que você nunca toque na lama deles. Se o fizer, um deles pode, com voz de choro, dizer por aí: "Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar" (Sl 41:9). Alguém dirá: "E como Provérbio 'como o ferro afia o ferro um amigo afia o outro' (27:17)? Não fica!

Mas alguém pode pensar assim: Se o amigo não pode apontar a lama do amigo, o pastor pode apontar a lama das ovelhas que Deus lhe confiou. Quem dera, se fosse simples assim. Se pastor pregar contra a lama, corre o risco de ficar com o aprisco vazio. E como pastor tem horror a aprisco vazio, não prega como Paulo pregou na igreja de Éfeso, "todo o conselho de Deus (At 20:27), mas apenas parte dele, isto é, a parte que não aborda o tema da lama. E quer saber? As ovelhas de hoje, que de bobas não têm nada, adoram pastor assim!

Mas o Deus que nos tirou de um poço de lama (Sl 40:2), não se agrada dessa nossa atitude de apatia para com a lama. Lama é coisa séria. Entre os que irão ficar do lado de fora do Reino de Deus, estão os sujos de lama. Diante disso, vamos até Deus agora mesmo. Se diante dele admitirmos os nossos tombos na lama, Deus é fiel e justo para nos perdoar todos os tombos e o sangue de Jesus, o seu Filho Amado, nos limpa de toda a nossa lama.


.

veja também