Após uma semana de luto decretado pela Universidade Federal de Santa Maria, que perdeu 116 alunos na tragédia da Boate Kiss, as atividades começaram a ser retomadas com calma e silenciosamente aos quase 27 mil alunos da instituição.
Na manhã desta segunda-feira (04/02/13) foi realizado um Culto Ecumênico em homenagem às vitimas do incêndio para marcar o retorno às aulas, reunindo centenas de estudantes, alunos, professores e servidores.
A cerimônia, contou com a presença do Pr. Joel Engel e com representantes da Igreja Católica, da Igreja Luterana, Protestantes e Comunidade Judaica.
Durante a celebração, a emoção e a fé tomaram conta dos participantes.
O Pr. Engel ao falar, disse que neste momento de dor, em que muitas famílias sofrem, nenhuma palavra é suficiente para consolar, mas a Palavra de Deus traz esta consolação. Falou sobre o versículo de João 5: 26 e convidou cada familiar a citar o nome daquele que partiu, ressaltando que Jesus os chama pelo nome e eles viverão para sempre.
Neste momento também convidou os quase 3.000 presentes a aceitarem JESUS como ÚNICO e suficiente SALVADOR. Concluiu sua mensagem dizendo que Jesus chora com cada familiar, mas para cada lágrima, para cada dia de tristeza, haverá óleo de alegria, para cada dia de vergonha dupla honra e que nada está perdido, tudo está nas mãos de Jesus.
Após a cerimônia o pastor apresentou o projeto RENASCIDO DAS CINZAS às autoridades, deu entrevistas sobre o mesmo e recebeu apoio de muitos. Também acertou com o reitor da UFSM Felipe Müller para agendar cultos e ministrações especiais aos alunos da instituição, com objetivo de dar força àqueles que sofrem, para continuarem a caminhada e vencer neste momento de dor.
O culto foi televisionado por emissoras do Brasil e exterior.