Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja sobre mim dobrada porção de teu espírito ( 2 Reis 2 - 9).
Conhecido em todo o mundo e em todas as épocas como o homem que recebeu a porção dobrada, Eliseu é tido como o personagem mais intrigante, fascinante e audacioso da Bíblia.
Ao receber algo tão fantástico, ele foi capaz de inspirar gerações a se atreverem a pedir o que ele pediu. Eliseu pediu a porção dobrada da Unção que estava sobre o Profeta Elias, assim o jovem profeta poderia conquistar unção e poder nos quatro níveis.
Parece algo simples, mas não foi. O Profeta mais íntimo de Deus, alguém que teve uma unção tão extraordinária que ultrapassou as fronteiras de sua nação, definindo gerações, transpondo físico, o natural e entrando com autoridade nas cortes celestiais, estaria deixando a maior herança que um pai espiritual poderia passar para o seu filho e discípulo.
Esse homem tem uma missão tão extraordinária e que ainda está em andamento, mesmo depois de arrebatado. Tudo o que Elias acumulou diante de Deus ainda se manifesta na terra. Depois de Eliseu, que andou na unção dobrada de Elias, veio João Batista, que andou nas mesmas pegadas. A palavra de Deus ainda afirma que Elias voltará para preparar o caminho para a vinda do Messias.
“Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição”. (Malaquias 3:5-6).
A tradição judaica afirma que para alguém pedir algo como Eliseu pediu ele precisa de duas coisas: ter mérito e ser filho.
“Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja sobre mim dobrada porção de teu espírito. Respondeu Elias: Coisa difícil pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não, não se fará”. (2 Reis 2: 9-10).
Eliseu adquiriu mérito, e seus méritos o levaram até a filiação de fato. Ao ser chamado por Elias, o jovem aprendiz Eliseu, tomou quatro grandes atitudes:
1- Consagrou seus bois;
2- Foi beijar seus pais;
3- Servir Elias;
4- Tornou-se filho
Eliseu fez mais por Elias do que todos os outros filhos de profetas. Era um filho digno de carregar o nome de seu pai, tornou-se um filho de Dupla Honra.
Eliseu era de família abastada, pois tinha muitos bens, e mesmo assim, ele não pensou duas vezes em deixar tudo para seguir o profeta Elias e o servir.
Eliseu serviu Elias todos os dias, desde o chamado até o arrebatamento de seu mestre. Serviu Elias nos 4 níveis de vida:
1. Físico: Trabalhou para Elias servindo-o;
2. Emocional: Foi amigo e companheiro em todas as viagens;
3. Material: Doou seus bens;
4. Espiritual: Foi intercessor e sucessor da obra do profeta.
Quando alguém faz algo além do normal, mérito é adquirido diante de Deus e pode pedir o que quiser.
Foi isso que Eliseu fez, ele pediu a porção dobrada e o caminho que o levou até a conquista de seu pedido foi a filiação. Não basta pedir porção dobrada, é preciso ser filho.
*O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.