“Ora, Moshe [Moisés] era o pastor das ovelhas de Jetro, seu sogro, o sacerdote de Midiã” (Ex 3:1) Rabi Hiya começou dizendo: “Um Salmo de Davi, IHVH é meu pastor; nada me faltará” (Sl 23:1) “IHVH é meu pastor” significa “o meu pastor”. Da mesma forma que um pastor conduz suas ovelhas e as leva a um bom pasto, a um pasto gordo, para um lugar onde há um riacho, Ele endireita seu caminho com retidão e justiça [para que eles não esbarrem uns nos outros e se machuquem e não comam das pastagens de outros fazendeiros.] Assim também, de D’us está escrito, “Ele me faz deitar em pastos verdejantes, ele me leva ao lado das águas tranquilas. Ele restaura minha alma” [conduzindo-me a cenários em minha vida que me permitem retificar os erros anteriormente cometidos e assim reconectar minha alma à sua luz espiritual original.]
O caminho do pastor é conduzir seu rebanho com justiça…
Rabino Yosi disse: O caminho do pastor é conduzir seu rebanho com retidão, distanciá-los do roubo, conduzi-los por uma planície, e em todos os momentos a vara está em sua mão para que eles não se desviem para a direita ou para a esquerda. D’us também faz isso. Ele pastoreia Israel, conduzindo-os por uma planície, com a vara constantemente em Sua mão, para que não se desviem para a direita ou para a esquerda. [A vara representa o sofrimento pelo qual uma pessoa passa, o que causa introspecção e melhora no comportamento.]
Outra explicação de: “Agora Moshe guardava o rebanho:” Rabi Yosi disse: Saiba que enquanto o pastor for hábil no manejo de suas ovelhas, ele estará pronto para aceitar o jugo do Reino dos Céus. [e obteve as habilidades necessárias para pastorear a nação de Israel.] Se o pastor é um simplório, diz-se dele: “Há mais esperança no tolo do que nele”. (Pv 26:12) Rabino Yehuda disse: Moshe era sábio e experiente em liderar seu rebanho. Venha e veja: aprendemos isso com Davi [de quem foi dito na época em que Samuel queria ungi-lo como rei], “E ele está cuidando das ovelhas”, (I Sm 16:11) que nos ensina que ele era muito sábio e cuidou de suas ovelhas de maneira adequada e adequada. D’us portanto o fez rei sobre todo o Israel.
E por que ovelhas e não vacas? Porque os filhos de Israel são chamados ovelhas, como está escrito: “Mas vós, meu rebanho, o rebanho do meu pasto, sois homens”, (Ez 34:31) e, “Como o rebanho dos sacrifícios, como o rebanho de Jerusalém”. (Ez 36:38) Assim como alguém alcança a vida no Mundo Vindouro devido a sua conexão com o Cordeiro (Ieshua), pois quando Ele foi morto, abriu o caminho para a salvação assim é também aquele que lidera os filhos de Israel e alcança adequadamente, devido a eles, a vida no Mundo Vindouro.
Além disso, aquele que pastoreia as ovelhas leva os cordeiros ao colo quando as ovelhas dão à luz, para que não se cansem e se fadiguem, e o pastor os carrega atrás de suas mães e tem pena deles. Assim deveria o líder dos filhos de Israel conduzi-los com misericórdia e sem crueldade. E assim disse Moshe: “Para que me digas: ‘Carrega-os no teu colo’”. (Nm 11:12)
…o líder de Israel, se ele for bom, os salva dos pagãos e do Julgamento de Baixo e de Cima…
Assim como um bom pastor salva as ovelhas dos lobos e leões, o líder de Israel, se for bom, as salva dos pagãos e do Julgamento de baixo e de cima, e as guia para a vida do Mundo Vindouro. Moshe era um pastor tão fiel, e D’us viu que ele era digno de pastorear Israel, usando os mesmos princípios que usou para cuidar das ovelhas, dos cordeiros de acordo com suas necessidades e das mulheres de acordo com suas necessidades. Está, portanto, escrito: “Ora, Moshe cuidava do rebanho de Jetro, seu sogro” (Êx 3:1) e não do seu próprio. Rabi Yosi disse: Ao dar a Moshe sua filha Tziporah como esposa, ele não lhe deu vacas e ovelhas, pois Jetro era rico? Mas Moshe não cuidava de suas próprias ovelhas, para que não se pudesse dizer que, como seu rebanho estava com ele, ele cuidava bem delas. Portanto, diz: “O rebanho de Jetro, seu sogro” e não o seu. “O sacerdote de Midiã”: Rabino Tanchum disse: Embora fosse um idólatra, por ser gentil com ele, ele cuidava de seu rebanho adequadamente, em um pasto bom, farto e rico.
BeRahamim LeHayyim: Muitos de nossos heróis bíblicos eram pastores: Ia´aqov, Moshe e Davi, entre os mais famosos. O Zohar aqui explica como as qualidades de um bom pastor podem ser transportadas para a liderança do nosso povo. E somos levados ao Salmo mais famoso de todos, o Salmo 23: “IHVH é meu Pastor, nada me faltará”.
Oh, se dependêssemos de D’us como uma ovelha depende de seu mestre! Se pudéssemos confiar em D’us para cuidar de todas as nossas necessidades, para nos entregar todas as nossas dificuldades, o que isso significaria? Veja, verdadeiramente, tudo está nas mãos de D’us, exceto o nosso temor a Ele. Saber realmente no fundo que Gam zu letovah/isso também é para o bem, que aceitamos tudo o que vier em nosso caminho com a convicção de que está destinado a acontecer. Os mais elevados de nós demonstram esta fé simples e completa, e caberia a nós fazer o que pudermos para aspirar a avançar mais em sua direção geral.
Tradução e adaptação: Mário Moreno.
Mário Moreno é fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.
*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: O que você vê e o que você obtém