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O Ano Novo Judaico, o Shemitá e o Dia do Senhor

“Este mês é para você o primeiro mês, o primeiro mês do seu ano.” (Êx 12:2)

fonte: Guiame, Mário Moreno

Atualizado: Sexta-feira, 3 Setembro de 2021 as 12:02

(Foto: Shema Ysrael)
(Foto: Shema Ysrael)

Em breve entraremos no primeiro dia do ano judaico de 5782. É um ano muito especial por várias razões.

O shofar, que é uma chamada ao arrependimento, é tocado em Rosh Hashaná (Ano Novo Judaico) e durante os Dias de Temor, que culminam em Yom Kippur (o Dia da Expiação).

É o primeiro dia do primeiro ano de Shemitá no calendário bíblico a ser celebrado de forma significativa desde que os romanos arrasaram Jerusalém em 70 DC.

O que é Shemitá e por que é significativo?

O Shemitá é um antigo mandato bíblico dado por D-us ao povo de Israel por meio de Moshe no Monte Sinai. É um ano de descanso ordenado por D-us para o descanso da terra que deve ser observado a cada sete anos. Durante este descanso sabático para a terra, ela não deve ser semeada, cultivada ou colhida.

“Fale com os israelitas e diga-lhes: ‘Quando vocês entrarem na terra que eu vou dar-lhes, a própria terra deve celebrar um sábado ao IHVH. Por seis anos semeie seus campos, e por seis anos podar seus vinhedos e colher suas safras. Mas no sétimo ano a terra terá um ano de descanso sabático, um sábado ao IHVH. Não semeie seus campos ou poda seus vinhedos. Não colha o que cresce sozinho ou colha as uvas de suas vinhas abandonadas. A terra vai ter um ano de descanso” (Lv 25:1-5).

Durante o ano sabático, ou Shemitá, a terra fica em pousio. Todas as atividades agrícolas, incluindo arar, plantar, podar e colher, cessam. Qualquer fruta que cresce naturalmente, sem esforço humano, é considerada hefker (sem dono) e pode ser colhida por qualquer pessoa. De acordo com Dt 15:1–11, durante o Shemittah, todas as dívidas, exceto as de estrangeiros, deveriam ser perdoadas.

A Bíblia deixa claro que deixar de celebrar a Shemitá é um pecado que traz julgamento sobre a terra e o povo.

D-us disse: “Espalharei vocês entre as nações e desembainharei uma espada atrás de vocês; sua terra ficará desolada e suas cidades devastadas” (Lv 26:33).

No passado, quando Israel não deu à Terra o ano necessário de descanso a cada sete anos, D-us exilou o povo para que a Terra pudesse ter seu descanso pelo período exato de todos aqueles anos que ela perdeu. A destruição da cidade sagrada de Jerusalém e o exílio do povo de Israel para a Babilônia aconteceram no ano de Shemitá em 586 aC.

D-us pretendia que a Shemitá fosse uma bênção para Seu povo, mas quando Israel se afasta de D-us e da observância de Seus mandamentos, isso se manifesta como um julgamento para aqueles que expulsam D-us de suas vidas, de acordo com o rabino messiânico e autor de “O Mistério de o Shemitá”, Jonathan Cahn.

No último dia do ano Shemitá, em 29 de Elul, todas as contas deveriam ser apagadas, mas quando as pessoas estão em rebelião a D-us, isso pode destruir cidades inteiras.

O shofar (chifre de carneiro), que é o objeto apoiado em um talit (xale de oração), é tocado durante todo o mês hebraico de Elul em preparação para os Grandes Dias Sagrados, que começam à noite com Rosh Hashaná (Novo Ano), também chamado de Yom Teruah (O Dia do Toque do Shofar).

Sinais do fim do tempo

“O sol se converterá em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do IHVH” (Jl 2:31).

Se o fato de Shemitá estar sendo celebrada de forma significativa pela primeira vez em cerca de 2.000 anos não chamar sua atenção, isso certamente o fará: duas das quatro Luas de Sangue da atual tétrade de eclipses lunares ocorreram no ano de 5775. A segunda A Lua de Sangue coincidiu com Sucot (Festa dos Tabernáculos) em 2014 e a terceira com Pessach (Páscoa) em 2015.

Além do mais, houve um eclipse solar completo em 5775 entre esses dois eclipses lunares completos, a meio caminho entre as quatro luas de sangue.

A quarta e última Lua de Sangue desta tétrade significativa ocorreu logo após este ano judaico especial em 5776. Em outras palavras, 5775 começou e terminou com um eclipse lunar completo.

A Lua de Sangue final será uma Supermoon (Superlua), uma lua cheia que parece ser maior e mais brilhante do que o normal porque a lua estará na sua mais próxima aproximação da Terra. Mas não brilhará com seu brilho normal, porque esta lua ficará vermelha como o sangue à medida que escurece no eclipse.

Um eclipse lunar total ocorreu entre as duas Luas de Sangue de 2014 e as duas de 2015. Embora uma Tétrade da Lua de Sangue caindo nos feriados judaicos seja algo como uma improbabilidade estatística, oito caem entre 1 DC e 2100 DC. Após esta oitava tétrade estiver completa, outra não acontecerá nos próximos 500 ou 600 anos.

Esta rara confluência de eventos tem a atenção de muitos estudantes da profecia bíblica, e certamente parece que D-us estava tentando chamar nossa atenção para aquele ano judaico. A questão, claro, é por quê?

Ao responder a essa pergunta, devemos lembrar que um novo ciclo de sete anos começa após o ano Shemitá.

O número sete (sheva) é proeminente nas Escrituras (considere a semana de sete dias, o descanso sabático no sétimo dia, sete patriarcas, menorá de sete ramificações etc.), e muitos crentes calculam, usando versículos do Livro do Apocalipse, que os Últimos Dias terminarão com um período final e importante de sete anos.

O mistério do Shemitá

O autor do best-seller The Harbinger, Jonathan Cahn, faz uma afirmação estonteante em seu novo livro chamado The Mystery of the Shemitah, afirmando que Rosh Hashanah este ano começa um ciclo que afetará o mundo inteiro.

Cahn conclui que toda a turbulência no mundo hoje – as guerras, a ameaça do terrorismo, as convulsões políticas e instabilidade econômica, bem como os desastres naturais e pragas cada vez mais frequentes são sinais de D-us de que toda a humanidade precisa se arrepender – e rapidamente!

Vale a pena entender como Shemitá pode se relacionar com a história mundial passada, os eventos globais atuais e até mesmo o futuro, especialmente no que se refere à profecia bíblica.

A palavra hebraica shemitah pode significar “libertação”, mas também pode significar “tremor, queda ou colapso”.

Rabino Cahn, em sua pesquisa, descobriu que todo grande colapso financeiro ou quebra do mercado de ações na América ocorreu durante um ano de Shemitá.

De acordo com seus cálculos, cada um dos cinco principais colapsos financeiros que ocorreram nos últimos 40 anos aconteceu no ano de Shemitá: 1973, 1980, 1987, 2000-1, 2007-8.

A Grande Depressão de 1929 também começou no ano de Shemitá, assim como a grande queda de 1937-8.

O que o futuro reserva e como isso se relaciona com o início de outro ano de Shemitah?

Muitos intérpretes da profecia bíblica estão alertando sobre a vinda iminente de eventos tão cataclísmicos que abalarão o mundo inteiro.

Aqueles que estão em um relacionamento pessoal de aliança com Adonai por meio de Ieshua, não têm nada a temer; mas para aqueles que ainda não conhecem o Senhor, os próximos dias serão uma época terrível de julgamento de D-us.

A Palavra de D-us adverte que um colapso financeiro é o julgamento de D-us: “Uivai, vocês que moram no distrito comercial; todos os seus mercadores serão exterminados, todos os que negociam com prata serão destruídos” (Sf 1:11).

Que possamos cuidar dos negócios de nosso Pai nesta hora, armazenando tesouros no Céu onde não podem ser destruídos.

O Grande Shemitá – Ano do Jubileu

Após cada sétimo ano de Shemitá, chega um ano especial chamado de Ano do Jubileu (Yovel), durante o qual os escravos eram libertados e as terras devolvidas ao seu dono original.

Um shofar seria tocado no décimo dia do sétimo mês – no Yom Kippur (o Dia da Expiação). Todo servo ou escravo teria o direito de retornar para sua propriedade ou terra.

“Conte sete anos sabáticos – sete vezes sete anos – de modo que os sete anos sabáticos totalizem um período de quarenta e nove anos. Então, a trombeta soou em toda parte no décimo dia do sétimo mês; no Dia da Expiação, toque a trombeta por toda a sua terra. Consagre o quinquagésimo ano e proclama a liberdade em toda a terra a todos os seus habitantes. Será um jubileu para você; cada um de vocês deve retornar à propriedade de sua família e ao seu próprio clã” (Lv 25:8-10).

Embora este seja o primeiro ano em que Israel está observando a Shemitá de uma forma significativa, com programas oficiais em vigor para ajudar os israelenses a mantê-la adequadamente, o Israel moderno tem observado a Shemitá de alguma forma desde 1951 (5712 no calendário hebraico), apenas três anos depois de se tornar uma nação novamente.

Ainda assim, Israel não designa nem observa o ano do Jubileu, visto que muitos rabinos dizem que todas as doze tribos devem estar vivendo em suas terras designadas para que o ano do Jubileu seja observado.

O Ano Novo e o Dia do Senhor

Rosh Hashanah, que significa início do ano, ocorre em Tishrei, o sétimo mês do calendário hebraico.

Você pode se perguntar por que é considerado o Ano Novo Judaico, quando a Bíblia nos diz que o Ano Novo real começa na primavera (Aviv), no mês de Nissan, o mês da Páscoa:

“E no décimo quarto dia do primeiro mês é a Páscoa de Adonai” (Nm 28:16; ver também Êx 12:2 e Dt 16:1).

É tradicional em Rosh Hashaná que famílias e amigos se reúnam para refeições prolongadas que incluem alimentos especiais, como maçãs mergulhadas no mel. O mel é um símbolo do desejo de um doce ano novo. Na segunda noite de Rosh Hashaná, para simbolizar a novidade do ano, é comum comer uma fruta da estação recente, como a romã.

O judaísmo na verdade comemora quatro anos novos:

O primeiro ano novo judaico cai em 1 de nisã, um ano novo para reis e festivais. Pode ser considerada uma época de redenção, já que em 1 de Nissan o Povo Judeu foi resgatado do Egito.

O segundo ano novo, o Ano Novo para o dízimo dos animais para os sacrifícios do Templo, que cai em 1 de Elul, não é mais observado; no entanto, isso marca o início dos preparativos para Rosh Hashaná.

O terceiro ano novo é Rosh Hashanah em 1 Tishrei. É considerado o ano novo civil, e é o ano novo para as estações, para os anos de liberação, para os jubileus, para o plantio de árvores e ervas, e também para o tempo de calcular o dízimo (ma’aser). Acredita-se que, neste momento, o comportamento de uma pessoa é julgado nas cortes celestiais.

Tu BiShvat (Ano Novo das Árvores) em Shevat 15 é o início do novo ano da perspectiva do dízimo dos frutos das árvores.

O shofar é tocado um pouco antes, durante e depois da oração de Mussaf em Rosh Hashaná. Mussaf é um serviço adicional recitado no Shabat, feriados judaicos, nos dias de semana dos feriados judaicos e Rosh Chodesh (o primeiro dia de cada mês judaico).

E na Bíblia, Rosh Hashaná é chamado Yom Zikaron Teruah. É uma frase difícil de traduzir literalmente, mas Yom Zikaron significa dia da lembrança e teruah é uma palavra hebraica para grito, explosão, grito de guerra ou alarme.

É marcado pela audição de toques repetidos do shofar.

Isso serve como uma chamada de alarme para o povo de D-us, como o antigo profeta hebreu Joel proclamou,

“Toque o shofar em Sião; soe o alarme em Minha colina sagrada. Tremam todos os que moram na terra, porque o dia do Senhor está chegando. Está próximo” (Jl 2:1).

De acordo com os antigos profetas hebreus, o Dia do Senhor será um dia de trevas, angústia e ira – um dia de shofar e teruah (toque)!

“O grande dia do IHVH está próximo – próximo e chegando rapidamente. O clamor no dia do IHVH é amargo; o poderoso guerreiro grita seu grito de guerra. Esse dia será um dia de ira – um dia de angústia e angústia, um dia de tribulação e ruína, um dia de escuridão e escuridão, um dia de nuvens e escuridão – um dia de trombeta [shofar] e alarme [teruah] contra as cidades fortificadas e contra as torres de esquina” (Sf 1:14-16).

Pode muito bem ser que estejamos rumando rapidamente para um julgamento vindouro sobre o mundo; mas para aqueles de nós que agora são do Senhor, não é um momento para pavor ou medo.

É hora de arrependimento; um tempo para clamar pela misericórdia de Adonai para trazer uma grande colheita de almas em meio à crise e ao caos que se aproximam.

Ieshua nos avisou que chegará um tempo em que tudo que pode ser abalado será abalado; mas, graças a D-us, estamos sobre a rocha sólida de um Reino que não pode ser abalado.

E sua voz sacudiu a terra então, mas agora ele prometeu, dizendo: ‘Mais uma vez eu vou agitar não só a terra, mas também o céu. “Essa expressão”, ainda mais uma vez, “denota a remoção dessas coisas que podem ser abaladas, como de coisas criadas, para que essas coisas que não possam ser abaladas podem permanecer. Portanto, uma vez que recebemos um reino que não pode ser abalado, vamos ser gratos, e tão adore a D-us aceitavelmente com reverência e admiração. (Hb 12:26-28).   

Ao ouvirmos o som do shofar neste Yom Zikaron Teruah e ao longo dos Dias de Temor, que culminam com Yom Kippur (Dia da Expiação), podemos nos lembrar com grande expectativa de que Ieshua virá em breve:

“Pois o próprio Senhor descerá do céu, com um teruah, com a voz do arcanjo e com o chamado do shofar de D-us, e os mortos no Messias ressuscitarão primeiro. Depois disso, nós que ainda estivermos vivos seremos arrebatados junto com eles nas nuvens para encontrar o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. Portanto, encorajem uns aos outros com essas palavras” (1 Ts 4:16-18).     

“Mas sobre aquele dia ou hora ninguém sabe, nem mesmo os anjos no céu, nem o Filho, mas apenas o Pai” (Mt 24:36).  

A confluência da Shemitá de 5782 com a Tétrada da Lua de Sangue de 2014 e 2015 parece indicar que tempos significativos e difíceis estão por vir, e que o retorno de Ieshua está se aproximando.

Nenhum de nós sabe o dia ou a hora exata de Sua vinda, mas não somos chamados a temer e tremer, mas sim à confiança.

Podemos encorajar uns aos outros com o conhecimento de que aqueles que seguem Ieshua, que são filhos da Luz e não das trevas, não são designados para a ira, mas para a salvação em Ieshua HaMashiach.

“Mas como pertencemos ao dia, vamos ficar sóbrios, colocando a fé e o amor como couraça e a esperança da salvação como capacete. Pois D-us não nos designou para sofrer ira, mas para receber a salvação por meio de nosso Ieshua o Ungido” (1 Ts 5:8–9).

Baruch ha Shem!

Tradução e adaptação: Mário Moreno.

Por Rav. Mário Moreno, fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

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