
Introdução
Nem sempre a vida da alma é marcada por cores vivas e perfumes de flores. Há momentos em que a sequidão, o desânimo e a escuridão parecem tomar conta. O silêncio interior pode ser tão intenso que a pessoa sente que não há mais nada para florescer.
Mas a boa notícia é que mesmo quando a alma não floresce, Deus permanece fiel e nos chama novamente à vida.
“Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10:10b)
Reflexão
- Estagnação espiritual: quando perdemos o prazer da oração, da Palavra e da comunhão.
- Fadiga emocional: o peso das lutas e responsabilidades que roubam a alegria.
- Vazio existencial: aquela sensação de que nada faz sentido.
A Bíblia nos mostra que qualquer pessoa pode passar por isso, homens e mulheres de Deus também passaram por desertos:
- Elias pediu a morte debaixo de um zimbro (1 Reis 19:4).
- Davi clamou: “Por que estás abatida, ó minha alma?” (Salmo 42:5).
- Ana viveu um tempo de alma aflita, sentindo-se estéril, humilhada e incompreendida. Seu florescimento parecia impossível, mas ela encontrou força no Senhor através da oração – e dali nasceu uma nova estação de vida e propósito. I Samuel 1:10 “Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.”
O que muda a realidade é a voz de Cristo, que se apresenta como a vida abundante.
Aplicação prática
- Olhar para si: reconheça os sinais de que sua alma não está florescendo. Perceba-se: falta de ânimo para orar, perda de interesse em atividades que antes traziam alegria, irritabilidade constante, isolamento, por exemplo.
- Olhar para o outro: esteja atento às pessoas ao seu redor que podem estar em silêncio, escondendo dores. Estenda a mão, ofereça escuta e oração. Perceba o outro: Aquele amigo que parou de responder mensagens, a irmã que não aparece mais nos cultos, o colega de trabalho que está sempre com olhar distante, ou até o vizinho que antes conversava e agora se fecha.
Florescer em Ação
Quando a alma não floresce, Deus não nos abandona! Ele se aproxima, rega a terra seca e faz brotar nova vida.
Hoje, decida não esconder suas dores, mas levá-las diante d’Ele. E mais: a quem você pode oferecer um gesto concreto de cuidado — uma ligação, uma visita, uma oração — para ser canal dessa graça restauradora?
Rosana Sá (@rosanasa_oficial) é Mentora de Líderes e Equipes, CEO & Founder da Cyclos Consultoria, empresa dedicada a inovação e transformações organizacionais por meio da humanização, comunicação e resultados sustentáveis. Administradora com especializações em Marketing, Neurociência e Comportamento PUCRS, Cursando MBA em Inteligência Artificial aplicada à Gestão de Negócios, Certificada em Educação Virtual pelo Senac-SP, Certificações em Inteligência Emocional, Analista Comportamental Profiler – Sólides, Disc pelas Thomas Internation e consultora empresarial. Professora Universitária, Diretora de Gestão Estratégica na Academia Nacional de Seguros e Previdência. Palestrante e Conferencista. Casada com Ataulfo, mãe da Brunna, do Luccas e da Sarah.
* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: O convite ao florescimento