Harpas feitas para o Terceiro Templo são destruídas no grande incêndio em Jerusalém

O grande incêndio florestal de Jerusalém afetou uma oficina que produz harpas feitas à mão para o Terceiro Templo.

fonte: Guiame, com informações do Israel 365 News

Atualizado: Terça-feira, 17 Agosto de 2021 as 12:11

Micah Harari e sua esposa, Shoshana, fabricam harpas desde a década de 80. (Foto: King David Harps Jerusalem)
Micah Harari e sua esposa, Shoshana, fabricam harpas desde a década de 80. (Foto: King David Harps Jerusalem)

Um dos maiores incêndios na história de Israel afetou consumiu cerca de 25.500 hectares de uma floresta perto de Jerusalém desde domingo (15). Entre os locais afetados está a oficina de Micah Harari, onde foram produzidas harpas feitas à mão por mais de três décadas, preparadas para o Terceiro Templo.

Micah Harari e sua esposa, Shoshana, começaram a fazer harpas no início dos anos 1980, com base em pinturas rupestres de 3.000 anos descobertas por arqueólogos em Megido. Sem saber, eles trouxeram ao mundo um instrumento musical cuja música não era ouvida há 2.000 anos. 

Desde 1987, o casal tem trabalhado em parceria com o Instituto do Templo, organização localizada na Cidade Velha de Jerusalém, para construir e preparar harpas que serão necessárias para os tempos futuros. Assim surgiu o Projeto Harpa do Templo.

Quando Micah viu o fogo se aproximando dos arredores da cidade na noite de domingo, ele foi para a oficina que fica a cerca de 150 metros de sua casa.

“Eu estava lutando contra o fogo até a porta”, disse Micah ao Israel365 News. “Eles nos disseram para evacuar. Eu saí correndo, sem carteira nem nada. Nós ficamos com um amigo em Beit Zayit. Eu só tinha as roupas do corpo. A noite toda fiquei pensando que a casa também seria queimada e que não teríamos mais nada”.


A oficina de Micah Harari foi completamente destruída pelas chamas. (Foto: King David Harps Jerusalem)

Felizmente a casa ficou intacta, mas a oficina de 350 metros quadrados teve perda total. Os Hararis fabricam harpas há cerca de 40 anos, 35 desses anos em sua oficina.

“Cerca de 25 harpas, que foram completadas, foram destruídas. Outras 10 ou 15 que foram pagas e comissionadas — que estavam em estágios de conclusão — se foram. Eu tinha uma harpa que fiz especialmente para minha esposa”, disse Micah. “Essa é agora a última harpa do Templo que temos.”

Além da perda da oficina de harpas, a clínica de naturopatia de Shoshana Harari foi totalmente destruída pelo fogo. “As ervas, os microscópios, sua biblioteca, tudo se foi”, Micah relatou. “Ela tem centenas de clientes e não sabemos quais”.

Harari planeja reconstruir a oficina, mas por enquanto, a falta de fundos o impede de ir além do estágio de planejamento. “A fabricação de harpa é uma habilidade especializada que não é tão comum. Não sei quando ou se posso trazer isso de volta”, lamenta.


Micah Harari e sua esposa, Shoshana, fabricam harpas desde a década de 80. (Foto: King David Harps Jerusalem)

veja também