Clássico cristão “O Peregrino” ganha versão ilustrada para crianças

Editora Mundo Cristão lança releitura de obra escrita por John Bunyan no século XVII.

fonte: Guiame

Atualizado: Terça-feira, 12 Março de 2024 as 1:14

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Ensinar o Evangelho às crianças nem sempre é uma tarefa simples, mas é possível transmitir os ensinamentos cristãos aos pequenos de maneira lúdica e por meio de um vocabulário acessível. Com esse propósito de transmitir a Palavra Divina, Helen L. Taylor adaptou um clássico de John Bunyan. Em nova releitura, a obra da autora conta com ilustrações expressivas de Joe Sutphin.

De forma criativa, o ilustrador reimaginou os personagens do conto de Bunyan como seres do reino animal. Agora, a história sobre os desafios da vida cristã, originalmente publicada no século XVII, é apresentada em uma edição com linguagem clara e incentivadora para os pequenos. Ao longo das páginas, o coelho Cristão e a coelha Cristiana passam por provações e triunfos e conduzem a narrativa que envolve a busca pela fé, redenção, lições de coragem, perseverança e esperança.

Cristão, que vive na Destruição, passa pelas provações da vida à procura da Cidade Celestial. Mesmo desencorajado por alguns e diante de situações que o farão questionar a própria fé. Nessa empreitada, ele encontra companheiros que tornarão a viagem ora mais hesitante, ora mais agradável. Entre as figuras do mundo animal, os traços de Joe Sutphin trazem para a trama Evangelista, uma coruja com expressão séria e agradável; o pequeno roedor Esperançoso; duas jovens toupeiras chamadas Obstinado e Volúvel; o esquilo Auxílio; a fuinha Mundano; o Intérprete, um texugo idoso; as lontras Simplório, Indolência e Presunção; a doninha Incrédulo; e o gigante Desespero.

Durante todo dia e toda a noite eles ficaram lá, no chão, sem comida nem água, e sem conseguirem ver um ao outro.
Esperançoso searrastou para perto de Cristão, e eles ficaram juntos, indagando-se se o gigante viria logo e se os mataria.
O coração de Cristão estava cheio de pesar, porque sentia que havia sido ele que causara todos aqueles problemas. E agora ele temia que
o gigante matasse a ambos e que eles nunca chegassem à Cidade Celestial.
(O pequeno peregrino ilustrado, p. 128)

Já na segunda parte, o livro segue pelo enredo de Cristiana, amiga de Cristão, que encara a própria peregrinação. Ela foi convidada pelo Rei para trilhar seu caminho à Cidade Celestial. A fiel peregrina enfrenta tormentas até chegar na casa do Rei, a qual habitará para toda eternidade. Esse desfecho da história faz uma alegoria ao percurso cristão de fé durante a vida, cujo objetivo final é alcançar o Reino de Deus.

Mais que uma releitura, este livro, lançado no Brasil pela Editora Mundo Cristão, é uma oportunidade das crianças se familiarizarem e explorarem os valores e princípios fundamentais da fé cristã de uma maneira didática. O pequeno peregrino ilustrado vai além e mostra-se ainda como um clássico para todas as idades, um convite a embarcar na caminhada rumo ao crescimento espiritual.

O livro pode ser adquirido na Amazon.

Sobre os autores

Helen Taylor reescreveu com cuidado e precisão o clássico O peregrino para que as crianças de hoje pudessem captar as verdades delineadas por John Bunyan em 1678. Hoje ela se encontra com o Senhor.

Joe Sutphin é ilustrador de livros infantis. É apaixonado pela natureza, e as criaturas que vivem nos campos e nos bosques ao redor de sua casa têm ajudado a dar forma a sua arte. Vive com a esposa, Gina, e um bando de gatos em um celeiro em Ohio, nos Estados Unidos.

Sobre a editora: 

Fundada em 1965 na cidade de São Paulo pelo missionário americano Peter Cunliffe, a Editora Mundo Cristão publica Bíblias e livros de autores nacionais e estrangeiros e de diversos gêneros literários, sempre pautados pela postura teológica cristã, histórica e equilibrada.

veja também