Escrita pela psicóloga Sheyla Lima, a “Revista Esperança: Lar Doce Lar” é o novo guia de estudo da Escola Bíblica da Rede Novo Tempo de Comunicação que será lançado em fevereiro de 2026.
Sheyla é psicanalista, terapeuta familiar especialista em casais e traumas da infância, psicopedagoga, escritora, colunista e apresentadora do programa Lar e família na Rádio Novo Tempo.
A ideia é ajudar o público a compreender e viver o propósito que Deus sonhou para o lar. Em um mundo onde relacionamentos familiares enfrentam tantos desafios, este material traz reflexões e orientações práticas para fortalecer os laços e reconstruir conexões à luz da Palavra de Deus.
Com uma abordagem bíblica, cada uma das oito lições aborda temas que vão desde relacionamentos disfuncionais até a restauração núcleo familiar. O conteúdo foi preparado para todas as famílias e busca mostrar que um lar vai muito além de paredes e tijolos: são as pessoas que o tornam especial.
O primeiro capítulo apresenta a origem da família como um plano perfeito de Deus, estabelecido no Éden. A autora mostra que o lar deveria ser um reflexo do caráter divino, mas foi afetado pelo pecado. Ainda assim, Deus deseja restaurar as famílias. A reflexão convida o leitor a olhar para sua casa com um novo propósito e reafirma a importância da presença de Deus nos relacionamentos familiares.
Em seguida, são abordadas as principais causas dos conflitos familiares contemporâneos: excesso de trabalho, abandono emocional, abuso (inclusive com dados preocupantes sobre violência infantil), falta de planejamento financeiro e desequilíbrios emocionais. O capítulo propõe um olhar consciente sobre esses problemas e estimula o leitor a identificar o que tem sabotado a paz no próprio lar, mostrando que é possível buscar cura e reconstrução com a ajuda de Deus.
A convivência com pessoas diferentes é desafiadora. O conteúdo vai explorar também como diferenças de temperamento, gerações e expectativas podem gerar conflitos, mas também oportunidades de crescimento. Com exemplos bíblicos e conselhos práticos, o texto ensina quatro passos baseados na Bíblia para lidar com atritos e buscar a reconciliação.
Outro tema trazido pela “Lar Doce Lar” está relacionado com os traumas familiares. Muitas dores da infância moldam a forma como nos relacionamos na vida adulta. O capítulo apresenta cinco feridas emocionais comuns: abandono, rejeição, humilhação, traição e injustiça. Traz exemplos de comportamentos derivados dessas feridas e propõe uma jornada de autoconhecimento e libertação. A história de José do Egito mostra como Deus pode transformar traumas profundos em histórias de propósito.
Sheyla Lima aborda a importância do perdão e traz lições práticas. Perdoar não é esquecer o que aconteceu, mas escolher não viver mais sob o controle da mágoa. Este capítulo trata do perdão como ato libertador e convida o leitor a tomar a decisão difícil, mas curativa, de liberar perdão.
O capítulo final mostra que um lar cristão não nasce por acaso, mas é construído com intencionalidade e oração. É o convite para que o leitor assuma o papel de agente de transformação no próprio ambiente familiar fazendo dela um reflexo do Céu.
![]()
Para adquirir a nova “Revista Esperança: Lar Doce Lar”, basta pedir o material pelo site ou solicitar pelo WhatsApp (12) 98244-4449. Além do conteúdo impresso e em PDF, é possível ter acesso às videoaulas que estão disponíveis para assistir a qualquer momento na plataforma Novo Tempo Cursos.