Um adolescente que ficou sete dias sob escombros, após o terremoto na Turquia, foi socorrido pelo hospital de campanha da Samaritan’s Purse.
A clínica, da organização humanitária de Franklin Graham, iniciou o atendimento aos afetados pelo desastre na segunda-feira (13), na cidade de Antioquia.
Segundo a missão, Mehmet* foi levado ao hospital pelo seu tio, depois de ser encontrado vivo sob os escombros de sua casa pelas equipes de resgate, quando já não se tinha esperança de encontrar sobreviventes da família.
Quando contaram ao adolescente de 14 anos que ele ficou enterrado vivo por mais de sete dias, ele não acreditou.
"Não. Faz apenas um dia”, disse o garoto, ainda confuso. No leito do hospital da Samaritan’s, enquanto era atendido pela equipe médica, Mehmet contou o que aconteceu no dia em que o terremoto destruiu sua casa.
Ele, seu pai, mãe e dois irmãos haviam se mudado recentemente para a nova casa. “Me lembro de acordar e ouvir os pássaros. Meu pai estava correndo em nossa direção, mas o prédio começou a cair. Naquele momento, eu sabia que meu pai e minha mãe haviam acabado de morrer”, contou, em lágrimas.
Perda de toda a família
O adolescente disse que pegou a mão de sua irmã de 8 anos, enquanto a casa desabava e permaneceram juntos soterrados. “No começo, a mão dela estava quente, mas depois ficou fria. Ela não falou nada”, lembrou.
Sem poder se mover, Mehmet conversou com seu outro irmão durante um tempo até que ele parou de responder. O adolescente percebeu que havia perdido toda sua família e tinha certeza que também morreria.
Durante a semana que passou sob os escombros, Mehmet alternava entre estar consciente e inconsciente.
Ele afirmou que sonhou que sua família trazia laranja e mel, e dizia: “Fique calmo, eles vão resgatá-lo”.
Em recuperação
Quando as equipes de resgate chegaram para vasculhar a casa da família e seu tio ouviu o grito de socorro do menino. Mehmet foi retirado dos escombros vivo, em um verdadeiro milagre.
“Fiquei muito feliz”, declarou ele. Agora, o adolescente está recebendo cuidados e se recuperando no hospital de campanha.
Em menos de 48 horas da abertura do Hospital de Emergência, mais de 120 pessoas foram atendidas.
Hospital de Emergência
A Samaritan's Purse enviou cerca de 100 profissionais da Equipe de Resposta a Desastres para o hospital, que conta com 52 leitos, duas salas de cirurgia e uma farmácia.
Conforme a necessidade aumentar, a organização enviará mais voluntários e suprimentos de emergência.
As equipes da Samaritan's estão trabalhando em parceria com as igrejas locais na Turquia e compartilhando o amor de Deus em meio à tragédia.
*Nome alterado por razões de privacidade.