Após as cheias que afetaram 70 cidades em Santa Catarina, que atingiram mais de 20,5 mil pessoas, um colégio cristão arrecadou 54 toneladas de alimentos para as vítimas.
A "disputa do bem" se tornou tradição no Colégio Adventista de Blumenau (CAB). Professores, pais e alunos foram divididos em equipes com nomes de cores e, em menos de dois meses, arrecadaram alimentos para o projeto “Mutirão de Natal”, organizado pela Ação Solidária Adventista.
Segundo o Notícias Adventistas, a campanha está em sua quarta edição na escola. Todos os anos, os itens são direcionados a empresas administradas pela prefeitura da cidade, à Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e à Ação Solidária Adventista (ASA), que são responsáveis por distribuir aos necessitados.
No dia 3 de dezembro, os envolvidos realizaram um drive-thru solidário, onde pontos de coleta foram montados no estacionamento do colégio por cada equipe.
Muitos carros e caminhões pararam em frente a escola, descarregando os alimentos para serem contabilizados.
A ação solidária
Em 2022, o Colégio Adventista de Blumenau arrecadou 43 toneladas de alimentos. Este ano, apenas no dia do drive-thru, mais de 30 toneladas foram doadas, totalizando quase 54 toneladas de alimentos.
De acordo com o Notícias Adventistas, o resultado consolida a gincana feita no CAB como uma das mais importantes ações de arrecadação de uma instituição no país.
Rosana Marthendal, uma das líderes da equipe verde, relatou: “Estamos desde outubro arrecadando alimentos e sensibilizando as pessoas para fazer um Natal melhor para as famílias carentes. Oramos a Deus pedindo mais ajuda. É uma batalha do bem para que as famílias tenham um Natal mais abençoado”.
Antes do fim da gincana, os alimentos e doações feitos em outubro e novembro ajudaram muita gente. Quatro toneladas foram doadas para a Ação Solidária Adventista da cidade, e outras oito foram destinadas às vítimas das recentes enchentes na cidade de Rio do Sul.
A diretora do colégio, Iliete Martinez, informou que outras 16 instituições serão atendidas com os alimentos arrecadados.
“Sem dúvida nós que doamos é que somos os mais abençoados. Afinal, uma região que foi afetada por seis enchentes recentes precisa de toda solidariedade que pudermos dar", disse a diretora.
A equipe azul venceu a gincana por apenas uma tonelada de diferença. No fim, tudo acabou em festa, em comemoração à solidariedade e ao amor ao próximo.
Em 2024, a instituição planeja superar a marca deste ano.