Depois de 10 anos, famílias cristãs voltam para suas casas no Iraque

A Igreja no Iraque pede orações para que a paz também seja restabelecida no país.

fonte: Guiame, com informações da Portas Abertas

Atualizado: Terça-feira, 27 Fevereiro de 2024 as 12:36

Famílias cristãs iraquianas voltam ao lar depois de 10 anos. (Foto: Portas Abertas)
Famílias cristãs iraquianas voltam ao lar depois de 10 anos. (Foto: Portas Abertas)

Depois de 10 anos longe de casa por causa da guerra, neste mês, 22 famílias cristãs retornaram para sua cidade natal, na planície de Nínive, no Iraque.

Durante a última década, eles viveram como deslocados internos. A maioria é de Qaraqosh e precisou fugir em 2014, quando extremistas do Estado Islâmico tomaram o controle de Nínive. 

Para o momento do retorno, seguranças acompanharam as famílias até suas casas. Conforme a Portas Abertas, agora cada família precisa de forças para recomeçar do zero. 

Motivos de gratidão

Algumas semanas antes do retorno, os cristãos locais receberam outra boa notícia. Uma igreja local em Bagdá celebrou a ordenação de 12 diáconos. “A cerimônia foi conduzida por Basilius Yaldo com o apoio do líder cristão Mar Shalemon Wardoni”, compartilhou a organização.

“A igreja está muito feliz pelos novos servos dispostos a trabalhar na obra e conta com nossas orações para que eles tenham sabedoria e forças para cumprir o ministério ao ajudar a comunidade cristã na capital do Iraque”, continuou.   

“Outro motivo de gratidão para os iraquianos são as chuvas deste ano. No inverno, as precipitações caíram na quantidade que eles precisavam. O reservatório de água de Dohuk Dam, no Norte do Iraque, está cheio. É dali que o abastecimento da cidade de Dohuk e vilarejos no entorno vem. No ano passado, durante o inverno, as chuvas foram tão poucas que muitas plantações foram perdidas. A comunidade está muito grata a Deus por essa bênção”, destacou. 

Paz e orações

Mesmo com todas as bênçãos compartilhadas, a Igreja no Iraque ainda enfrenta desafios. “Os cristãos de origem muçulmana precisam de forças para permanecerem na fé, especialmente nos dias mais difíceis. 

Além disso, em janeiro deste ano, outro ataque de mísseis atingiu o país. A situação se tornou incerta e deixou muitas pessoas ansiosas e apreensivas”, explicou a Portas Abertas.   

“Por isso, é importante que líderes e cidadãos do Iraque encontrem forças e sabedoria para resistir a esses tempos desafiadores com esperança”, especificou. 

Tudo o que o povo iraquiano deseja é momentos de paz, pois as pessoas estão cansadas dos ataques e da pressão diária. 

A organização pede orações a todos os cristãos espalhados pelo mundo para que se unam e intercedam pelos irmãos iraquianos que tanto precisam sentir o amor e o cuidado do corpo de Cristo. 

veja também