Expoevangélica: conheça a visão do pastor que usa a feira para sustentar missões

Há 12 anos, a Expoevangélica vem promovendo não apenas o encontro entre igrejas, mas a obra missionária pelo mundo.

fonte: Guiame, Luana Novaes

Atualizado: Quinta-feira, 29 Junho de 2017 as 5:59

Pastor Francisco Everton durante a abertura da Expoevangélica 2016. (Foto: Divulgação)
Pastor Francisco Everton durante a abertura da Expoevangélica 2016. (Foto: Divulgação)

Há 12 anos, a Expoevangélica vem promovendo não apenas o encontro entre igrejas, mas a obra missionária pelo mundo.

Entre os dias 5 e 8 de julho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, cada participante irá contribuir com 1 kg de alimento não perecível por dia, refletindo no sustento de diversos projetos sociais ao longo de todo o ano.

No Brasil, são beneficiados projetos como Cidade Criança, que atua em comunidades carentes de Fortaleza, Evangelizando o Sertão, com alvo no interior do Ceará e o projeto Ebenezer, que trabalha na recuperação de dependentes químicos.

Além das terras brasileiras, pessoas em situação de vulnerabilidade na África e em outros países da América Latina também são alcançadas.

O apoio às obras sociais e missionárias pela organização do evento tem sido uma realidade desde seu início. “A Expoevangélica virou uma feira missionária”, disse ao Guiame o pastor Francisco Everton, idealizador do evento.

Em 2016, foram arrecadadas 16 toneladas de alimentos para beneficiar os projetos sociais. Este ano, a meta é atingir 25 toneladas de itens não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão e outros produtos.

“Isso nos enriquece muito”, afirma o pastor Everton. “Deus abençoa esse projeto porque não fazemos com interesse financeiro. Queremos que a obra social seja destacada, porque toda a sociedade é beneficiada”.


Pastor Francisco Everton em entrevista ao Guiame. (Foto: Guiame/Marcos Paulo Corrêa)

Impacto que vai além

As ações sociais promovidas pela Expoevangélica tem impactado muitas pessoas que não fazem parte do público religioso, de acordo com Everton.

“Já vimos o material da Expoevangélica em muitas lojas e perguntamos: ‘Por que vocês estão divulgando esse material aqui? Eles respondem: ‘Porque essa feira faz um trabalho social e eu quero ajudar’. Tem pessoas que não são evangélicas e vão para a feira porque veem o trabalho social”, ele conta.

“A Expoevangélica mobilizou a cidade como um todo. É um canal para ajudar as pessoas. Existem poucos trabalhos deste tipo dentro de uma feira no Brasil. As pessoas se sensibilizam em vir à feira para doar alimentos, independente de sua religião”, observa o pastor.

Unidade entre igrejas

Apenas em 2016, mais de 200 denominações cristãs visitaram a feira, reforçando o propósito da Expoevangélica em promover a unidade entre igrejas. “É um local de encontro de pessoas, amigos e gerações. A feira tem a característica de um ajuntamento do povo de Deus”, afirma Everton.

Todos os anos, na cerimônia de abertura do evento, pastores de diferentes ministérios dirigem uma mensagem a outros líderes evangélicos. “Justamente para haver esse entendimento de que não há bandeira de uma única igreja na Expoevangélica”, Everton reforça.

Serviço:

Expoevangélica 2017
Data: 5 a 8 de julho
Local: Centro de Eventos do Ceará
Endereço: Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz, Fortaleza - CE
Informações: (85) 3469-9276

veja também