Idoso de 84 anos é batizado em clínica no Ceará: "Queria paz, estou muito feliz"

José da Silva pediu ao filho para ser batizado porque queria se aproximar de Deus em meio às suas dificuldades de saúde.

fonte: Guiame, com informações de Secretaria da Saúde do Ceará

Atualizado: Sexta-feira, 10 Outubro de 2025 as 5

José da Silva foi batizado na Casa de Cuidados do Ceará. (Foto: Assessoria de Comunicação da CCC/Márcia Catunda).
José da Silva foi batizado na Casa de Cuidados do Ceará. (Foto: Assessoria de Comunicação da CCC/Márcia Catunda).

Um paciente idoso foi batizado nas águas dentro de uma unidade de saúde em Fortaleza, no Ceará, na última quarta-feira (8).

José Honorato da Silva, de 84 anos, está internado na Casa de Cuidados do Ceará (CCC) há 8 meses para tratamento de sequelas após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e trombose.

Recentemente, o idoso pediu ao filho para ser batizado porque queria desfrutar da paz de Deus.

“Eu passei a frequentar a igreja na pandemia para buscar fé naquele momento difícil. Até que decidi me batizar e me tornar evangélico, e meu pai ficou interessado no assunto, o que me deixou surpreso”, contou o filho, José Eudes de Araújo.

“Ele contou que se sentia angustiado com a internação e queria paz, então me perguntou como fazia para ser batizado. Deus tocou no coração dele”, testemunhou.

Então, Eudes conversou com a equipe da Casa de Cuidados e recebeu autorização para o batismo ser realizado na clínica, já que não era recomendado levar o idoso para outro local.

“Alinhamos todo o processo para que fosse feito de forma segura para o paciente. Tudo que aproxima o paciente da família e tem estímulos fora do leito ajudam na evolução do tratamento”, explicou o médico Felipe Gurgel.

Na manhã de quarta-feira (8), um pastor de uma igreja evangélica batizou José em um tanque batismal improvisado no pátio da Casa de Cuidados, ao som de violino.

Na presença da esposa e da equipe da clínica, o idoso deu testemunho público de sua fé em Jesus.

“Esse é um momento único. Durante a cerimônia, senti uma paz incrível. O mais importante de tudo é ter fé, afinal é uma jornada árdua”, comentou a esposa, Maria Elenira Oliveira Lima.

Após ser batizado, José declarou: “Estou muito feliz e realizado. Agradeço o esforço da minha família e à equipe da Casa de Cuidados por me permitir viver esse momento”.

A Casa de Cuidados do Ceará é um equipamento de transição hospitalar da Secretaria da Saúde do Estado, onde os pacientes são atendidos por uma equipe multiprofissional.

veja também