Igreja ajuda a construir vila para jovens órfãos: ‘O Corpo de Cristo se uniu’

Ao completarem 18 anos, os órfãos deixam o sistema de acolhimento familiar e se tornam um dos grupos mais vulneráveis no país.

fonte: Guiame, com informações de AG News

Atualizado: Segunda-feira, 4 Agosto de 2025 as 12:22

Cristãos durante a construção. (Foto: Reprodução/AG News)
Cristãos durante a construção. (Foto: Reprodução/AG News)

Nos Estados Unidos, uma igreja aproveitou o fim de semana do Dia dos Pais para ir além das celebrações tradicionais e realizou uma ação missionária voltada ao acolhimento de jovens órfãos que deixam o sistema de adoção.

Na Assembleia de Deus da Trindade, em Fairmont-Whitehall, Virgínia Ocidental, todo fim de semana do Dia dos Pais é marcado por ações sociais. 

Segundo o pastor Wayde Wilson, a igreja está fortemente envolvida no trabalho missionário no país e no exterior, para ajudar missionários e pastores a compartilhar o Evangelho de forma mais eficaz. 

"Ao longo dos anos, durante nosso trabalho de evangelismo do fim de semana do Dia dos Pais, colocamos telhados, construímos cômodos e trabalhamos em muitos outros projetos", disse Wilson ao AG News.

Neste ano, este ano, o foco se voltou ao projeto New Vision Village, uma comunidade de minicasas planejada para acolher jovens que, ao completarem 18 anos, deixam o sistema de acolhimento familiar e se tornam um dos grupos mais vulneráveis no país: “Era exatamente o que nós queríamos”.

O pastor explicou que a Virgínia Ocidental tem a maior porcentagem de crianças em lares adotivos em comparação com qualquer outro estado dos Estados Unidos. Em resposta, e com várias famílias adotivas em sua congregação, a igreja se tornou uma referência no apoio a lares adotivos, ao mesmo tempo em que incentiva as famílias a considerarem acolher e/ou adotar crianças.


Cristãos durante a construção. (Foto: Reprodução/AG News)

A New Vision Village está sendo construída em Chestnut Ridge, a cerca de 45 minutos da igreja, e visa proporcionar moradia e, principalmente, uma rede de apoio para esses jovens. 

Ruston Seaman, diretor da New Vision e pastor da Igreja The People's Chapel, revelou: "38% dos jovens em lares adotivos na Virgínia Ocidental tornam-se sem-teto ao completarem 18 anos. Soubemos também que 58% dos jovens terão problemas com a lei nos primeiros 18 meses após a idade adulta".

Com isso, a Assembleia de Deus da Trindade mobilizou voluntários para erguer duas minicasas no estacionamento da própria igreja, facilitando o processo logístico e envolvendo mais membros. 

A construção começou no dia 13 de junho: “Em apenas dois dias, fizemos o que levaria mais de dois meses para ser concluído na vila”, celebrou Wilson.

O trabalho coletivo também impactou os voluntários. “Pessoas que nunca tinham se visto passaram a trabalhar lado a lado como uma equipe. Foi emocionante”, afirmou o carpinteiro aposentado Tim Glover, que liderou a obra.

‘Potencial de mudar gerações’

O projeto contou ainda com o apoio da Rural Compassion, ministério parceiro da New Vision, que enviou voluntários e passou a atuar diretamente na liderança da vila. 

Para Jenna Combs, representante da organização, o diferencial está na proposta relacional: metade da vila será ocupada por adultos com experiência — professores aposentados, avós, ministros — que irão investir e dar apoio aos jovens.

"Fomos imediatamente inspirados pelo que ele Seaman estava fazendo para os jovens locais. Começamos a levar equipes missionárias para lá logo depois de nos encontrarmos com ele", contou Jenna.


Cristãos durante a construção. (Foto: Reprodução/AG News)

Mais tarde, quando os planos para a New Vision Village estavam sendo formados, Jenna e seu marido Ken foram convidados a servir no conselho do projeto.

"A New Vision Village é diferente de tudo que já vimos e a parte que mais amamos é o componente relacional", declarou ela.

E continuou: “Ter pessoas com experiência e com origens cristãs será o discipulado em sua melhor forma, vivendo a vida juntos. Acreditamos que esta é uma oportunidade única para o Corpo de Cristo se unir por um objetivo comum. Esta vila tem o potencial de mudar gerações para o Reino”.

Tim concluiu refletindo sobre o esforço para construir as minicasas: “Queríamos mostrar aos jovens órfãos que existem pessoas que os amam e ainda se importam com eles”.

veja também