Igreja compartilha Jesus através de esporte em Cuba: ‘A Bíblia dentro e fora do campo’

O pastor Heber Hernandez da Igreja Batista M. N. McCall ensina valores cristãos aos atletas e os encoraja a praticá-los.

fonte: Guiame, com informações de Evangelico Digital

Atualizado: Quarta-feira, 31 Janeiro de 2024 as 4:38

Heber Hernandez. (Foto: Reprodução/YouTube/DDC TV)
Heber Hernandez. (Foto: Reprodução/YouTube/DDC TV)

A “Igreja Batista M. N. McCall”, localizada em Havana, Cuba, está utilizando um terreno baldio para pregar Jesus à comunidade.

"O propósito é semear valores cristãos em nosso país. Nós entendemos que, através da luz da Palavra de Deus, podemos fornecer princípios aos nossos jovens usando diferentes esportes", disse Heber Hernandez, um dos pastores da igreja.

No local, que foi transformado em um polo esportivo, os cristãos envolvem a vizinhança em atividades como futebol, futsal, basquete, vôlei e beisebol. Há também um espaço para os responsáveis dos atletas praticarem exercícios aeróbicos.

Hernández, que também é coordenador do programa esportivo, contou que o esporte inclui valores de maneira natural. 

“Todos os esportes têm regras, as regras são limites e os limites ajudam os meninos a terem disciplina. Além disso, adicionamos um valor intencional através de encontros devocionais", informou ele à DDC TV.

Ele explicou que nesses devocionais, os participantes conversam sobre muitos aspectos da vida. O pastor extrai valores dos textos bíblicos e encoraja os ouvintes a praticá-los dentro e fora do campo.

Testemunhos 

Yoisel Quintero é um dos jovens que contou seu testemunho na congregação. Ele chegou ao local para praticar um esporte e foi atraído pela forma como os rapazes brincavam e como se tratavam. 

"Foi assim que conheci Jesus", disse ele. Com o tempo, ele foi batizado e passou a ajudar o pastor Hernández com o trabalho esportivo.

Na igreja, também há um ginásio onde são realizadas reuniões de pais. Nesses encontros, os responsáveis são ministrados acerca da paternidade e recebem ensino para seus lares.

O projeto comunitário procura alcançar toda a família. Após 13 anos de experiência, a igreja capacita outras congregações locais para a execução do projeto. 

Liga esportiva 

A partir deste trabalho esportivo, surgiu a Liga Cristã de Beisebol e a Liga Cristã de Futsal. Hernández informou que a igreja poderia levar atletas às equipes municipais e estaduais.

"Queremos competir com a nossa identidade: ‘Igreja Batista de Santo Suárez’", concluiu ele.

O polo esportivo da igreja foi inaugurado em 2010. Desde então, tem sido um espaço que representa um segundo lar para muitas crianças, adolescentes e jovens no país.

De acordo com a Lista Mundial da Perseguição (LMP) da Portas Abertas, Cuba ocupa o 22° lugar no ranking de países onde cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus.

 

veja também