Jovem cria grupo para evangelizar na UFRGS: “Levamos o Reino para a universidade”

O REDE tem o propósito de acolher outros universitários cristãos e compartilhar o amor de Deus no ambiente universitário.

fonte: Guiame, Cássia de Oliveira

Atualizado: Quarta-feira, 10 Janeiro de 2024 as 10:17

O REDE é um grupo de universitários cristãos da UFRGS. (Foto: REDE).
O REDE é um grupo de universitários cristãos da UFRGS. (Foto: REDE).

Um grupo de universitários cristãos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está pregando o amor de Deus no ambiente universitário, em Porto Alegre.

O REDE (Reunião de Evangelismo e Desenvolvimento Espiritual) é formado por estudantes, que se reúnem para compartilhar os desafios da faculdade, se apoiar e crescer na fé. Além disso, o grupo também promove ações evangelísticas no campus.

Em entrevista ao Guiame, Gabriela Moura, fundadora do grupo e estudante de Enfermagem da UFRGS, contou que a ideia de criar o REDE surgiu após ingressar na faculdade e se sentir solitária em um ambiente hostil à fé cristã.

“O sentimento de solidão depois de aulas, em que muitas vezes numa sala cheia de pessoas contrariando nossos princípios, poderia ser amenizado se depois desses momentos pesados tivesse um lugar com pessoas com a mesma fé reafirmando aquilo em que cremos”, observou.

Junto com Ana e Eloisa (da Enfermagem) e Samuel (do Direito), também estudantes da UFRGS, Gabriela iniciou o projeto em maio de 2023.

“Criarmos o grupo porque cada um desses conhecia mais algum cristão que estava ‘sozinho’ na universidade”, explicou ela.

“O propósito do nosso projeto é ser uma rede de apoio entre os universitários cristãos para enfrentar as adversidades e a solidão dentro da faculdade, sem deixar que nenhum se perdesse por não se sentir acolhido por pessoas que compartilhassem do mesmo propósito de vida”.

O projeto promove encontros presenciais em dois campus da universidade e também online.

“Nossos encontros duram 40 minutos e começamos com oração, depois louvor, um momento que abrimos para falar dos desafios e medos, pedir oração ou dar testemunho, depois meditação e oração final”, comentou Gabriela.

 
 Gabriela Moura (no meio) é a fundadora do REDE. (Foto: REDE).

Pressão para se enquadrar

De acordo com a estudante, os cristãos enfrentam pressão no ambiente universitário para abandonar sua fé em Jesus.

“O índice dos que se afastaram dos caminhos do Senhor quando entram na universidade é muito grande. Em Federais mais ainda, porque o sistema acaba oprimindo, porque todo mundo tem princípios que vão contra a fé cristã. Então, o senso de pertencimento acaba falando mais alto e muitos cristãos acham que tem que se enquadrar no que o sistema impõe, porque acham que vão ficar sozinhos”, afirmou Gabriela.

E acrescentou: “E é essa visão que queremos desconstruir. A universidade é pública, onde se aceitam várias ideologias, todo tipo de cultura e credo. E nós, como cristãos, também temos espaço. A universidade é este lugar para todos os tipos de pessoas”.

Evangelismo universitário

O grupo que iniciou com seis jovens, hoje, já conta com 50 estudantes de diversos cursos e campus da UFRGS.

Além de unir estudantes cristãos, o REDE também atua no evangelismo universitário. Todo semestre, o grupo promove uma recepção para os bixos, levando ajuda, acolhimento e o Evangelho aos novos alunos.

Na última edição do vestibular da UFRGS, em novembro de 2023, os jovens também evangelizaram, distribuindo água gelada e canetas, e ofereceram apoio aos vestibulandos.

“Queremos ser pescadores de homens, alcançando nossos colegas não cristãos através do amor de Cristo, que consola e conforta nos momentos de dificuldade que a graduação traz”, afirmou Gabriela.

E concluiu: “Acreditamos que Deus quer seus filhos em todas as esferas da sociedade. Deus chama jovens cristãos para dentro da universidade para transmitir o amor de Jesus”. 

veja também