Mais de 500 pessoas foram batizadas na Venezuela, após uma campanha evangelística online feita durante oito dias em setembro.
Os estudos bíblicos atraíram mais de 4.200 pessoas pelos canais da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Facebook e YouTube, além de mais de 1.000 visitas diárias, entre 5 e 12 de setembro de 2020.
“Não há palavras para expressar como tem sido bem-sucedido este esforço evangelístico”, disse o pastor Orlando Ramírez. “Esta é uma experiência completamente nova para nós aqui, mesmo que este ano o nosso país tenha enfrentado tantos desafios com a internet”.
Segundo Ramírez, diferentes partes da Venezuela tem fornecimento de energia durante apenas doze, seis ou até quatro horas por dia. Transmitir os cultos online durante a crise no país foi um desafio, mas o esforço gerou frutos.
“Foi um desafio, mas milagrosamente muitas pessoas aceitaram Jesus e decidiram ser batizadas. Louvamos a Deus por isso”, disse o pastor. Não houve complicações técnicas durante o período de transmissão das noites de estudo bíblico.
A série também foi transmitida ao vivo nas 50 estações de rádio operadas pelos adventistas na Venezuela. Com o nome “Vamos falar sobre Ele”, a campanha enfatizou a vida de Jesus.
“Tínhamos grandes expectativas, pois já tínhamos experiência em séries de evangelismo online, mas nenhum com este esforço”, disse Fernando Toala, membro da equipe de evangelismo na Venezuela. “É realmente impressionante ter batizado 575 pessoas nestas circunstâncias da pandemia e nas condições que enfrentamos neste país”.
Grupo assiste evangelismo online em uma casa na Venezuela. (Foto: West Venezuela Union)
Uma campanha de evangelismo de duas semanas costuma atrair até 350 pessoas para o batismo, segundo Toala. “Ter alcançado tantos novos crentes com o trabalho online e em apenas uma semana foi bom, e louvamos ao Senhor por Sua bondade”.
Evangelismo de alcance
A preparação para a campanha levou quase dois meses e incluiu trabalho promocional coordenado por pastores, equipes de mídia e membros da igreja. O evento foi divulgado via WhatsApp, Facebook, YouTube e outras plataformas.
O programa noturno teve duração de até uma hora. Incluía música, pedidos de oração e uma mensagem de Arnaldo Cruz, pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Miami, nos Estados Unidos.
De acordo com os líderes da igreja, uma média de 70 pedidos de oração foram recebidos todos os dias de espectadores baseados não apenas na Venezuela, mas também no Brasil, Colômbia, Peru, Equador, Panamá, México, Chile, Paraguai, EUA, Trinidad e Tobago, Aruba, Argentina e outros países.
“Recebemos testemunhos online de tantas pessoas em todo o mundo”, disse Ramírez.
Os pastores e líderes da igreja local continuaram monitorando as respostas dos participantes dos estudos bíblicos online, e mais batismos ocorreram desde o fim da série. Uma próxima campanha evangelística online está programada para acontecer no segundo trimestre de 2021.